A Microsoft anunciou que o Internet Explorer 8, nova versão do seu navegador virá pré-definido para exibir conteúdos que implementem padrões Web recentes. O comunicado é resultado dos esforços da companhia em promover a interoperabilidade e comunicar suas decisões com antecedência para que desenvolvedores, provedores de conteúdo e entusiastas possam validar seus sites Web. A evolução da Web exige que navegadores, como o Internet Explorer, incluam múltiplos modos de exibição de conteúdo, provendo compatibilidade com sites Web já existentes e suporte aos padrões atuais, de forma que os desenvolvedores declarem para qual modo seus websites foram projetados. Na ausência de instruções específicas, o Internet Explorer 8 usa o modo baseado em padrões Web (standards mode).
O Internet Explorer 8 foi desenvolvido para incluir três modos de renderização (exibição): um que reflete a implementação dos padrões Web atuais pela Microsoft; outro com padrões existentes no lançamento IE 7, em 2006; e um terceiro modo baseado nos métodos de exibição que datam do início da Web. O modo de exibição mais recente contempla uma visão de futuro e é preferido pelos Web designers, enquanto que as outras duas opções visam a compatibilidade com o imenso número de sites em toda a Web que estão otimizados para versões anteriores do Internet Explorer.
"O IE8 foi significativamente melhorado e desenvolvido para dar suporte aos padrões atuais de Internet. Mesmo em sua primeira versão Beta, o IE8 exibe corretamente os testes populares conhecidos como ‘Acid2’ que foram criados pela comunidade Web para promover total interoperabilidade", disse Ray Ozzie, arquiteto chefe de software da Microsoft. "Nosso plano inicial era usar o comportamento compatível com IE7 como o setup padrão para o IE8, para minimizar o potencial impacto sobre os websites que hoje existem no mundo. Mas, por fim, decidimos que a configuração do IE8 será para o modo baseado em padrões Web?.
"Trata-se, obviamente, de uma questão complexa, com considerações importantes", disse Ozzie. "De um lado, há literalmente bilhões de páginas Web desenhadas para operar com versões anteriores dos navegadores, incluindo diversos sites que não são mais gerenciados ativamente. Porém, se todos os fabricantes dessem prioridade à interoperabilidade, usando padrões aceitos em comum acordo conforme sua evolução, haveria um benefício concreto para os Web designers. Após analisar a questão, decidimos priorizar o suporte aos novos padrões Web. A fim de manter o compromisso que assumimos em nossos ‘Princípios de Interoperabilidade´ – anunciados em 21 de fevereiro – de ser mais transparentes no apoio aos padrões de nossos produtos, vamos trabalhar com os desenvolvedores de conteúdo para garantir que eles compreendam completamente os nossos passos e vamos encorajá-los a usar essa versão Beta para que possam fazer a transição de seus sites para compatibilizá-los com os novos padrões Web?.
"Ao mesmo tempo em que não acreditamos que existam quaisquer requerimentos legais que possam ditar qual modo de exibição precisa ser adotado como padrão para um determinado navegador, esse passo claramente remove a questão como um problema legal ou regulatório", disse Brad Smity, conselheiro geral e vice-presidente sênior da Microsoft.
O Internet Explorer 8 Beta foi anunciado durante a conferência anual da Microsoft com foco na Web, Mix 2008, que ocorreu nesta semana em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. O download da versão beta do novo navegador da Microsoft está disponível no seguinte link: http://www.microsoft.com/windows/products/winfamily/ie/ie8/default.mspx