São Paulo (AE) – A Microsoft e o Yahoo! anunciaram hoje um acordo histórico para conectar mundialmente os usuários dos serviços de mensagem instantânea (IM) Yahoo! Messenger e MSN Messenger. Segundo informou em nota o Yahoo! Brasil, os usuários dos serviços de mensagem instantânea do Yahoo! e da Microsoft, estimados em cerca de 275 milhões, poderão interagir a partir do segundo trimestre de 2006 e deverão formar a maior comunidade de usuários de serviços de mensagem instantânea do mundo. A interação entre os IM era uma das principais solicitações feitas pelos usuários do Yahoo! e da Microsoft.
Com a interação entre os sistemas, os usuários de ambas as comunidades poderão, além de trocar mensagens instantâneas, visualizar a presença online de seus amigos, compartilhar emoticons e adicionar novos contatos dos dois serviços para sua lista de amigos com facilidade. A Microsoft e o Yahoo! destacaram que os serviços de mensagem instantânea continuarão gratuitos, mantendo a privacidade e a segurança dos usuários.
"O Yahoo! e a Microsoft compartilham de um compromisso para oferecer aos usuários uma experiência da mais alta qualidade possível, e o anúncio revolucionário de hoje enfatiza nosso desejo de oferecer interoperabilidade de usuários entre nossas ativas e populares comunidades de IM", disse Terry Semel, CEO do Yahoo!. "Esse realmente é um marco para a indústria de comunicação instantânea, e acreditamos que nosso acordo com a Microsoft ajudará a introduzir uma nova era de comunicações IP."
"A Microsoft e o Yahoo! esperam ultrapassar as barreiras das comunidades globais, criando formas mais ricas e fáceis para nossos usuários se conectarem", afirmou Steve Ballmer, CEO da Microsoft. "A interoperabilidade de IM é a coisa certa para nossos usuários, nossos negócios e para a indústria como um todo e a Microsoft tem o prazer em ajudar a liderar esses esforços com Yahoo!."
O anúncio do acordo mundial foi feito hoje, ao meio-dia (horário de Brasília), simultaneamente nas cidades de Sunnyvale (Califórnia), sede do Yahoo!, e Redmond (Washington), sede da Microsoft.