O Mercado Eletrônico (www.me.com.br), maior marketplace de negócios business to business em número de transações do País, apresenta o balanço de suas atividades em 2002. Assim como havia planejado, a empresa alcançou o equilíbrio financeiro a partir de junho de 2002 e o manteve durante todo o 2º semestre, atingindo sua maturidade profissional e encerrando o ano com um faturamento da ordem de R$ 6 milhões, 20% maior que o do ano anterior. A empresa atribui o sucesso do negócio à satisfação de seus clientes, ao comprometimento dos seus 80 funcionários diretos e parceiros, intensos investimentos e, também, à ativa participação dos acionistas.
Entre as ações que levaram o Mercado Eletrônico a este resultado está o reconhecimento aos funcionários. Os pequenos reajustes operacionais realizados em 2002 resultaram em um modelo mais ágil e eficiente, onde novos talentos foram descobertos e valorizados. Além de incentivar o bom desempenho dos colaboradores, a empresa acredita que o comprometimento se deve à transparência na gestão interna. Com a mesma preocupação, a empresa investe pesado em serviços para os clientes, que hoje somam 35 mil empresas de pequeno, médio e grande porte.
“Podemos atribuir o bom resultado que tivemos ao foco na plena satisfação dos clientes e, também, na motivação de toda a nossa equipe, grande responsável pelo sucesso do Mercado Eletrônico”, explica Eduardo Nader, presidente do Mercado Eletrônico. Com atuação horizontal e independente, o marketplace opera em todo o Brasil com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, região Sul e Nordeste. Entre os clientes do Mercado Eletrônico estão a Ambev, Brasil Telecom, Philips, Accor, Copene, Alcan, BASF, Grupo Martins, Sul América, AES Eletropaulo, entre outros. Segundo o presidente da Officenet, a parceria com o Mercado Eletrônico é atraente para os fornecedores também, já que proporcionou a negociação e aquisição de grandes clientes. Outro exemplo de satisfação pode ser visto na Caraíba Metais. Segundo o chefe de divisão de suprimentos da empresa, foi uma surpresa o resultado que obtiveram em tão pouco tempo, já que há 12 anos tentavam diminuir os atrasos da entrega. Esperavam reduzir o processo de compras para, no máximo, 22 dias e, em cinco meses, conseguiram fazer em 11.
Para se ter uma idéia dos negócios da empresa, de janeiro a novembro de 2002 o Mercado Eletrônico realizou dois mil leilões entre empresas e movimentou R$ 3 milhões em transações. Hoje o marketplace contabiliza 18 mil transações de cotações e pedidos diariamente, contra 10 mil/dia em 2001, tornando-se o maior marketplace do País.
Premiado novamente em 2002, o Mercado Eletrônico foi eleito melhor e-Marketplace e melhor solução de e-Procurement pela Revista B2B Magazine e ficou em 1º lugar no ranking das “100 maiores em Comércio Eletrônico”, categoria marketplaces, promovido pela IDG (International Data Group), através da Revista Business Standard.
Balanço 2002:
Faturamento 2002 – R$ 6 milhões
Número de Funcionários – 80 diretos
Número de clientes – 35 mil empresas
Valor total transacionado – R$ 3 bilhões
Transações diárias – 18 mil
Mercado Eletrônico encerra o ano no azul
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