Mercado de fornecedoras de soluções para e-learning deve crescer 60%

A familiarização do uso da Internet, redução de custos, facilidade para treinar muitas pessoas de forma customizada e rápida, e a consolidação dos projetos de e-learning alinhados  aos negócios, têm impulsionado o mercado de empresas fornecedoras de serviços, insumos e soluções para as organizações que precisam treinar e capacitar seus funcionários e colaboradores através do Ensino a Distância (EAD).
 
Fornecedores desse mercado prevêem um crescimento de 57% para 2007, segundo levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Educação Aberta e a Distância.
 
Esses provedores oferecem hoje aos seus clientes soluções completas que englobam ferramentas tecnológicas, conteúdo e serviços permitindo que empresas privadas e públicas de vários setores atendam uma demanda crescente de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais, colaboradores e fornecedores.
 
Um bom exemplo desse mercado está na Ciatech. Maior empresa provedora de soluções para e-learning, ela pretende crescer cerca de 60 % e fechar o ano com faturamento próximo dos 10 milhões de reais, atendendo gigantes como Banco REAL, Claro, BrasilTelecom, Vivo, Bridgestone/Firestone, Renault, Nike e Telefonica,entre outros, além de  exportar seus cursos para países da Europa e de outros continentes.

Investindo na sua expansão, a empresa acaba de abrir em Curitiba uma filial que deverá comandar suas operações não apenas no Paraná, como em toda a região sul do país. A escolha de Curitiba se deve principalmente ao fato de que seu posicionamento estratégico permitirá atender a demanda de empresas interessadas em investir no ensino a distância através da Internet, como ferramenta de treinamento para garantir a qualidade e eficiência de seus profissionais frente aos objetivos dos negócios.  
 
Segundo Alex Augusto, CEO da Ciatech, o alinhamento do e-learning com as estratégias do negócio foi, entre outros, o grande responsável pelo crescimento do setor. ?Hoje o e-learning engloba não apenas soluções em tecnologia. Empresas como a nossa têm de atender o cliente de forma customizada dentro de sua estratégia de negócio, envolvendo elaboração de cursos específicos, apoio na implantação, adequando necessidades das áreas de TI e RH, e de muita agilidade para atender grandes demandas, especialmente em se tratando de clientes que precisam treinar muita gente em curto espaço de tempo, como é o caso dos bancos e das operadoras de telefonia móvel, os dois setores que mais adotam o ensino via internet como ferramenta fundamental na capacitação de seus colaboradores?, conclui Alex.

Além das empresas privadas e públicas, hoje também o mercado acadêmico vê no Ensino a Distância uma opção na formação de seus alunos, seja na complementação de cursos correntes das universidades, quanto em MBA?s e cursos de pós-graduação. Esses cursos, reconhecidos pelo MEC, propiciam também o crescimento do e-learning e conseqüentemente contribuem para aumentar a demanda das empresas fornecedoras. A Ciatech, por exemplo, criou uma divisão exclusiva para atender apenas o segmento acadêmico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo