A Maplink, empresa curitibana especializada em fornecimento de mapas na internet, fechou uma parceria com o Google e começa agora a fornecer também imagens de satélite. O diretor-geral da Maplink, Guilherme Gomide, explica que o site integra seus mapas para localização de endereços com as imagens provenientes do Google Maps. ?Nosso objetivo é prover mais um serviço que agregue valor às nossas ferramentas de localização. Unimos a audiência, o acervo de mapas e a expertise local da Maplink com o conteúdo e forma de apresentação do Google Maps. Pretendemos que essa parceria seja o início de um processo de atividades conjuntas?, afirma.
A expectativa de Gomide é que os acessos à página www.maplink.com.br aumentem entre 10% e 15% com o novo serviço. Além de expor as imagens de satélite, o site traz também um conveniente sistema de busca para locais de lazer, bares, restaurantes, relacionando o lugar que está sendo procurado com a opção escolhida. O serviço básico é gratuito e aberto a todos os visitantes do portal, estando disponível para as principais cidades brasileiras.
Segundo Gomide, existem outros sites que utilizam imagens do Google, mas na América Latina o Maplink é o primeiro a fazê-lo. Com essa parceria o Maplink tornou-se o único portal de localização brasileiro que permite ao usuário encontrar o local pesquisado e observá-lo de uma vista aérea.
?Nós estamos começando a utilizar também a exibição de links patrocinados sensíveis à localização?, afirma. Ou seja, empresas que desejarem, podem comprar espaços para aparecer próximas a determinados locais. ?Para quem mora no Juvevê e deseja encontrar uma pizzaria, por exemplo, interessa buscar locais que estejam próximos?, diz ele. Gomide lembra que esse tipo de serviço já é desenvolvido em outros países pelo seu parceiro e se chama Google Local (http://local.google.com), muito utilizado nos Estados Unidos.