Maior parte do conteúdo do twitter é inútil, diz pesquisa

Pode ser que muita gente já desconfiasse disso, mas uma pesquisa da Pear Analytics, empresa especializada em análise de dados, afirma cientificamente que 40,55% dos posts do Twitter são de conteúdo inútil. Durante duas semanas, a empresa analisou dois mil postagens do site, classificando-os em seis categorias: notícias, spam, auto-promoção, conversação, informações úteis e o grande vencedor: bobagem.

Entretanto, a pesquisa tem os seus problemas “provando” isso. É tudo uma questão de interpretações. Este artigo, em inglês, aponta que a bobagem pode ser grande parte da diversão no Twitter. Uma colunista do jornal Houston Chronicle, obcecada pelo ator William Shatner, faz uma série de posts para o ator, convidando-se a ir à casa dele para salvar seu casamento – e depois diz estar bêbada.

Basicamente, os posts classificados como inúteis podem ser muito engraçados, e isso nunca seria tempo desperdiçado. Além disso, a auto-promoção pode, muitas vezes, também incluir informações interessantes. Muitos posts não pertencem a apenas uma categoria, enquanto outros são inúteis. O ator Ashton Kutcher (@aplusk) e o cantor John Mayer (@johncmayer), por exemplo, só postam bobagens.

A MSNBC pediu para que o analista da Daniel Harrison desse uma olhada nos resultados da pesquisa feita no Twitter. “Acho que a Pear precisa nos dar um ponto de comparação”, afirma. “O que esperávamos? Afirmações importantes sobre a vida, o universo e sobre tudo?”.