Os mainframes da família zSeries da IBM, rodando a versão 1.4 do sistema operacional z/OS, atingiram um novo recorde de transações seguras para e-business, processando até 7.000 transações SSL (Secure Socket Layer) simultaneamente, sendo 60% mais rápido do que a versão anterior.
As transações SSL ? que fazem com que o ícone “cadeado trancado” apareça na parte inferior dos navegadores da Web ? são cruciais para as transações de e-business, permitindo que as empresas processem os pedidos on-line com mais segurança para o cliente. O processamento de maior número de transações SSL para um website significa maior capacidade de atendimento e o fechamento de um volume de negócios superior em menos tempo.
Para Paulo Portela, diretor de Servidores Empresariais da IBM Brasil, este recorde é resultado do investimento que a IBM vem realizando nos últimos anos no aperfeiçoamento da linha zSeries. “Este sistema operacional permite qualidade na transmissão de transações e dados corporativos, além de prover uma base segura e de alto desempenho sobre a qual é possível construir e desdobrar aplicações permitidas pela Internet”.
O z/OS 1.4 apresenta, também, aperfeiçoamentos nos recursos de gerenciamento de carga de trabalho do mainframe e ferramentas de migração aprimoradas para ajudar os clientes da plataforma OS/390 a realizarem o upgrade do sistema operacional. Os recursos de gerenciamento avançado de cargas de trabalho são direcionados de forma a eliminar picos de carga e agilizar operações como um todo, não apenas tarefas específicas.
A partir do z/OS 1.4, a IBM transitará para um ciclo de atualizações anuais que se aproxima dos planejamentos de migração típicos dos clientes. As novas atualizações do z/OS e z/OS.e (versão de custo reduzido para soluções de e-business) continuarão sendo fornecidas entre as versões, através da manutenção normal e por meio da Internet. Como parte dessa transição, a IBM estabeleceu que o z/OS 1.4 será a base para explorar os futuros avanços de hardware do zSeries.
Sobre o eServer z900
A IBM oferece 26 modelos de servidores z900, de 1 a 26 processadores, refrigerados a ar. Estes servidores podem ser configurados de inúmeras formas para oferecer flexibilidade e acelerar o desdobramento de soluções e-business.