Começa nesta sexta-feira (17) em Londrina mais uma etapa do Circuito Paraná de Software Livre. A palestra de abertura, às 19h, no auditório da Cidade Universitária da UEL será feita pelo diretor de Desenvolvimento da Celepar ? Informática do Paraná, Henrique Salatino Miorelli, que fará uma exposição sobre o uso e o desenvolvimento dos programas eletrônicos de código aberto no ambiente do Governo do Estado.
O evento prossegue no sábado (18), no bloco do Departamento de Computação da UEL, com a realização de palestras e oficinas que vão da migração para os sistemas operacionais abertos (Linux) à interface gráfica. Também serão apresentados vários sistemas desenvolvidos pela Celepar para os órgãos estaduais e as soluções feitas pela Universidade de Londrina.
Software livre são os programas de computador, cujos códigos são abertos para uso, desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunidade, sem a necessidade de pagamento de licenças. Milhares e milhares de desenvolvedores de software livre estão espalhados pelo mundo através de comunidades que compartilham conhecimentos através da Internet e de encontros como o Circuito Paraná, produzindo soluções tecnológicas cada vez mais eficientes e seguras. O Paraná, principalmente através da Celepar, é uma das principais usuárias e desenvolvedoras dessa tecnologia.
Em seu segundo ano, o Circuito é promovido pela Celepar e pelas secretarias de Assuntos Estratégicos e Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, com o apoio das prefeituras dos municípios que sediam cada etapa e organização das universidades estaduais. Neste ano já aconteceram as etapas de Paranaguá, Ourinhos (SP), Maringá e Umuarama. Depois de Londrina, neste final de semana, acontecerão as etapas de Mafra (SC), dias 31 de agosto e 1º de setembro, União da Vitória, 5 e 6 de outubro, e Joinvile (SC), 26 e 27 de outubro.