Será que é possível transformar lodo de esgoto doméstico em adubo orgânico sem impactos negativos ao meio ambiente? Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Instrumentação Agropecuária), em São Carlos (SP), provaram que sim. A pesquisa desenvolvida no interior de São Paulo foi apresentada durante o 12.º Encontro Internacional de Substâncias Húmicas, que ocorreu de 26 a 30 de julho.
A idéia é transformar os resíduos orgânicos presentes no lodo em fertilizante natural.
Segundo Wilson Tadeu Lopes da Silva, técnico da Embrapa que coordenou o estudo, isto foi possível por meio do uso combinado de técnicas de compostagem e maturação do lodo associado a outros resíduos vegetais.
O produto final, segundo ele, apresentou uma boa qualidade fertilizante. “Além de possuir material orgânico e nutrientes para as plantas, o lodo de esgoto apresenta muitos agentes patogênicos. Isso, em um primeiro momento, inviabilizaria uma aplicação direta no solo”, disse Silva. “Nós estamos patenteando um processo natural que consegue transformar o lodo para acabar com estes vermes presentes no esgoto.”