Pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, acreditam que o horário que você come pode afetar o seu peso tanto quanto o quê você come. Ratos de laboratório receberam uma dieta rica em gordura nos horários que eles comeriam normalmente, e engordaram 20% do seu peso original. Já aqueles que receberam a mesma dieta nos horários que deveriam estar dormindo engordaram 48% do peso inicial.

continua após a publicidade

Embora os testes não tenham sido realizados em humanos, os pesquisadores acreditam que os resultados devem ser semelhantes. “Como ou por quê uma pessoa engorda é uma questão complicada, mas é óbvio que não é apenas por causa da ingestão de calorias”, afirma Fred Turek, autor do estudo e professor de neurobiologia da Universidade.

“Acreditamos que o horário das refeições, o que precisaria de uma mudança de comportamento, pode ser um elemento importante no crescimento da obesidade”, diz. Apesar dos resultados em ratos, uma pesquisa feita em 2006 com macacos concluiu que lanches fora de hora, como nas madrugadas, não causavam ganho de peso.

Este novo estudo foi realizado para compreender melhor o sobrepeso freqüente em trabalhadores que têm turnos de madrugada, e se alimentam em horários em que as pessoas deveriam dormir. “O horário dessas pessoas força-as a comer em momentos que entram em conflito com o ritmo natural do corpo”, afirma Deanna Arble, estudante e co- autora do estudo.

continua após a publicidade

O ritmo natural do corpo humano é chamado de ciclo circadiano, e evoluiu com a humanidade e controla quando devemos comer e dormir de acordo com o horário do dia. Alguns estudos sugerem que o relógio biológico controla o uso de energia, fazendo com que o horário das refeições possa alterar o equilíbrio entre o gasto de calorias e a sua ingestão.