Lançamento de foguete é adiado por um dia

São Luís – O lançamento do Veículo de Sondagem Booster (VSB) 30, que estava programado para quarta-feira (11), foi adiado por um dia. O adiamento deve-se a um atraso na integração do veículo propulsor com a carga útil do foguete, o módulo que levará o experimento ao espaço.

"Esta ação estava planejada para acontecer no último sábado [7] mas acabou não sendo concluída a tempo", segundo nota do Centro de Lançamento de Alcântara e da Agência Espacial Brasileira (AEB). "Segundo o coordenador da operação, tenente-coronel Ivan Fausto Barbosa, o atraso foi ocasionado por motivos de segurança".

O lançamento do VSB 30 faz parte do Programa Micro-Gravidade, da AEB. O foguete vai carregar nove experimentos científicos, a maioria de universidades brasileiras, a ambiente de baixa gravidade. O vôo atingirá uma altitude de aproximadamente 280 quilômetros do solo terrestre e terá duração total de 20 minutos. O tempo em que ficará em micro-gravidade será de apenas seis minutos. O módulo da carga útil do foguete será resgatado do mar por uma equipe da Aeronáutica e da Marinha.

Há três anos, o Centro de Lançamento de Alcântara não lançava nenhum foguete. O último lançamento foi em 2004, quando o VSB 30 realizou um lançamento para teste. Desde 2003, quando houve um acidente que matou 21 pessoas, três dias antes do lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS) 1. Esse será o quarto vôo do VSB 30, que também foi lançado duas vezes na Suécia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo