Jato de plasma poderá substituir broca dentária

Você tem arrepios só de ouvir o barulho de uma broca dentária? Então vai ficar feliz com essa notícia: jatos de plasma capazes de perfurar o dente onde a cárie está podem ser usados no lugar do temido aparelho. O melhor é que eles não causam nenhum tipo de dor.

Pesquisas mostraram que dentes tratados com plasma em temperatura baixa têm a quantidade de bactérias reduzida mais de dez mil vezes. Essa descoberta significa que o plasma pode ser usado para remover o tecido danificado do dente – o que, comumente, é feito com uma broca dentária.

Os cientistas testaram a eficiência do plasma contra patógenos orais comuns – incluindo os da cárie. Se o dente prejudicado não recebe o tratamento correto pode causar dor, infecção na gengiva e, muitas vezes, até a perda do dente.

Os dentes usados nos testes foram expostos ao plasma durante 16 a 18 segundos e, quanto mais ficavam expostos, maior era a quantidade de bactéria que era eliminada.

O plasma é conhecido como o quarto estado da matéria (entre sólido, líquido e gasoso) e possui uma série de aplicações médicas. Ele pode ser encontrado em vários lugares do universo e é formado quando uma energia muito grande é fornecida aos elétrons dos átomos. Essa forma de oxigênio energizada tem uma alta temperatura e é usada para esterilizar aparelhos médicos, por exemplo.

Atualmente os cientistas estão desenvolvendo o plasma gelado que, como mostrado na pesquisa, pode destruir bactérias sem danificar o dente. Parece que, finalmente, a broca será substituída. Já não era sem tempo.

Fonte: Jato de plasma indolor poderá ser usado por dentistas na sua boca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna