Invento traz opção diferente para o trabalho no escritório

Você já pensou em trabalhar em pé usando o seu laptop? Ou então, pintar e desenhar enquanto caminha? Alternativas nada comuns dentro dos escritórios e outros ambientes de trabalho, mas que agora podem se tornar reais com uma nova ferramenta de trabalho desenvolvida na Alemanha: o Lindo – desenhado para tornar as atividades básicas de um escritório mais dinâmicas e saudáveis. O produto é conectado ao quadril e complementado com uma placa leve e fexível, que permite o usuário criar sua própria área de trabalho, possibilitando desenhar, escrever, palestrar e usar um laptop; tudo isso em uma altura segura e adequada para uma boa postura.

Segundo estatísticas da AOK, a maior seguradora de saúde da Alemanha, cerca de 25 milhões de pessoas sofrem de dor nas costas no país; fato que retorna para a sociedade como um problema financeiro. A seguradora também afirma que “onde o corpo não se movimenta frequentemente, ali também se perde o desejo de viver. O movimento é o mais simples e efetivo medicamento a favor da vida”.

Foi pensando em tudo isso, que o designer alemão Henning Kunow, de 27 anos, criou o conceito do Lindo. Kunow preocupou-se não apenas com a forma do produto, mas com o lado ergonômico no design. Ele afirma que o objeto garante uma postura correta para quem o utiliza.

Kunow começou a desenvolvê-lo durante a faculdade (ele estudou design na HS – Anhat Universidade de Dessau, em parceria com a Bauhaus Dessau, na Alemanha, de 2001 a 2006) e ainda está em processo de criação, pois faltam alguns detalhes para que possa ser comercializado. Mas, segundo Kunow, o mais importante é chamar a atenção das pessoas para uma postura correta e dar opções de diferentes posições de trabalho. Ele conta que, como o produto é um mini office, tem sido bastante procurado para logística e para o uso na construção civil – enquanto observa-se uma obra, por exemplo, pode-se fazer anotações em um papel ou em um computador com a ajuda do Lindo, que pode ser aproveitado por todos que usam laptop, para desenho e pintura.

  Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 Henning Kunow, de 27 anos, é formado em desingn pela HS – Anhat Universidade de Dessau.

O Lindo ainda não está sendo comercializado. Kunow está a procura de uma empresa parceira para ter uma produção em grande escala, que possibilite a exportação do produto. A confecção é toda feita em fibra de vidro e foi moldada ao corpo de uma maneira que fique quase imperceptível. Pesa 250 gramas e a placa foi projetada em policarbonato com um leve estrutura de madeira que a deixa mais estável.

O designer lembra que o Lindo possibilita andar e ao mesmo tempo colocar as idéias no papel.  “Agora, aquela velha história de andar para pensar melhor, como nos momentos sublimes de criação, é possível com o Lindo”, afirma. E conclui: “este conceito de mini office quer mostrar que o corpo humano é uma perfeita estrutura que pode ser inteiramente e diferentemente usado.”

Para contato e outras informações:
www.hk-ergonomics.com
kunow@hk-ergonomics.com

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo