Em junho, 7,922 milhões de brasileiros utilizaram a Web em seus domicílios, contra 7,457 milhões em janeiro. O tempo de navegação foi de 10 horas e 47 minutos em média, contra 11 horas e 9 minutos no início de 2003. Em relação ao mês anterior (maio/03) houve uma pequena queda, tanto em relação ao número de usuários ativos (7,966 milhões) como em relação ao total de horas navegadas (11 horas e 26 minutos).
?É um crescimento menor que o verificado no primeiro semestre de 2002, quando o número de usuários ativos cresceu 23,2%, mas ainda assim o saldo é positivo, se considerarmos a estagnação generalizada observada na economia brasileira no 1º semestre de 2003?, observa Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de Análise do IBOPE eRatings.
?Diante da alta cobertura que a Internet já atingiu nos domicílios das classes A/B, e das dificuldades que o desemprego e a queda da renda trazem para todos os segmentos da população, parece claro que a rede vai continuar crescendo, mas a um ritmo menor que o verificado nos anos passados, pelo menos enquanto perdurar o atual quadro econômico. E para incluir a classe C dependemos de medidas estruturais, como o barateamento do acesso ou dos computadores?, afirma Coutinho.
Mas mesmo diante de uma menor expansão na utilização da Web, o diretor do IBOPE eRatings destaca que duas faixas etárias continuaram apresentando um desempenho fortemente positivo: os dos jovens entre 12 e 17 anos e o dos jovens adultos entre 25 e 34 anos. ?Os jovens brasileiros entre 12 e 17 anos utilizaram a rede 13 horas e 20 minutos em junho, superando os franceses (11 horas e 12 minutos), ingleses (11 horas e 18 minutos) e espanhóis (11 horas e 17 minutos). Já os jovens adultos, entre 25 e 34 anos, continuam a liderar o uso no Brasil, navegando em média 13 horas e 47 minutos, também superando por boa margem os europeus na mesma faixa etária.
Se lembramos que isto é somente o consumo residencial e levarmos em conta que eles também podem ter acesso no local de trabalho, certamente a Web já é uma das mídias mais importantes para este público, perdendo apenas da televisão e do rádio?, destaca Coutinho, aproveitando também para notar que os números provam que a Web não é mais apenas coisa de adolescente, como ainda acreditam muitos empresários: ?as pessoas entre 25 e 34 anos são um grupo que é referência para todas as outras faixas etárias, e que lidera o consumo em diversas categorias de bens e serviços?.
Ranking de Domínios*
O ranking de domínios de junho apresenta poucas alterações em relação ao mês anterior. O UOL voltou a assumir a liderança, embora por uma diferença inferior a 1% dos usuários ativos (empate técnico) em relação ao IG. Também trocaram de posição MSN e Kit.Net e BOL e Passport.
Ranking de Domínios em Junho de 2003 | ||||||
Domínios | Audiência Única (000) Junho 2003 | Audiência Única (000) Maio 2003 | Alcance % Ativos Junho 03 | Alcance % Ativos Maio 03 | Rank Junho 03 | Rank Maio 03 |
uol.com.br | 5.085 | 5.247 | 64,19 | 65,87 | 1 | 2 |
ig.com.br | 5.019 | 5.305 | 63,35 | 66,60 | 2 | 1 |
terra.com.br | 3.749 | 3.894 | 47,33 | 48,88 | 3 | 3 |
yahoo.com.br | 3.571 | 3.851 | 45,08 | 48,34 | 4 | 4 |
globo.com | 3.509 | 3.626 | 44,30 | 45,52 | 5 | 5 |
google.com.br | 2.755 | 2.927 | 34,78 | 36,74 | 6 | 6 |
msn.com | 2.731 | 2.758 | 34,47 | 34,63 | 7 | 8 |
kit.net | 2.568 | 2.790 | 32,41 | 35,02 | 8 | 7 |
passport.com | 2.337 | 2.336 | 29,49 | 29,33 | 9 | 10 |
bol.com.br | 2.319 | 2.515 | 29,27 | 31,57 | 10 | 9 |
Fonte: IBOPE eRatings |
*Com a introdução do Market View, novo sistema de visualização dos dados de audiência da Web, o ranking de propriedades deixa de existir, conforme comunicado ao mercado no início do mês. O Market View organiza o ranking por Parents (controladoras), Brands (marcas) e Channels (canais) e será introduzido simultâneamente no Brasil e em mais 11 países no final de julho.
Fonte: http://www.ibope.com.br