A Intel Corporation anunciou hoje um novo processador para celular que usa a tecnologia avançada da Intel chamada de wireless-Internet-on-a-chip. O microchip altamente integrado é o primeiro a reunir os componentes-chave dos atuais celulares e handhelds em uma única peça de silício, prometendo equipar os telefones atuais com tecnologia avançada, maior duração da bateria e design mais inovador.
Ao criar a exclusiva tecnologia wireless-Internet-on-a-chip, engenheiros da Intel conseguiram superar obstáculos técnicos significativos decorrentes da união de diferentes tecnologias de design e manufatura de processadores, memória flash e dispositivos de comunicação. A nova tecnologia da Intel usa um único processo para colocar todos os componentes-chave em um mesmo chip, usando a tecnologia de .13 mícron líder da indústria.
“A capacidade da Intel de proporcionar funções de comunicação, computação e memória em um único chip é inigualável na indústria e promete oferecer performance extraordinária, mais versatilidade e uma experiência mais rica para usuários de telefone celular em todo o mundo”, disse Hans Geyer, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Componentes PCA da Intel. “A tecnologia de semicondutor tem sido a mola propulsora da tecnologia de telefones celulares desde o começo e nos transportou dos telefones pesados e desajeitados de uma década atrás para os handsets ultrafinos e elegantes que vemos hoje. À medida que a indústria passa de telefones baseados apenas em voz para dispositivos modernos que reúnem voz e dados, a capacidade de combinar com eficácia e eficiência tecnologias avançadas de processamento, memória e comunicação será necessária para alavancar a próxima geração de telefones celulares.”
Trazendo capacidade high-end para os celulares
Hoje, telefones repletos de recursos, como câmera integrada, telas coloridas e jogos, possuem múltiplos componentes e representam a porção mais cara e sofisticada do segmento de mercado de telefones celulares. Entretanto, a história tem demonstrado que, quando se coloca mais capacidade em um único chip, a funcionalidade do dispositivo aumenta e os custos de produção diminuem.
Ao combinar múltiplas funções por intermédio da integração de silício, a Intel fornece um processador celular com performance mais alta, consumo de energia mais baixo e um aumento de confiabilidade que, por sua vez, aumenta a capacidade do celular habilitado para dados.
Primeiro processador “tudo-em-um” para celulares
O processador celular Intel® PXA800F apresenta alta performance e baixo consumo de energia a 312 MHz, baseado na tecnologia Intel® XScale, com 4 megabytes de memória flash integrada e 512 kilobytes de SRAM, para uma aplicação de performance líder na indústria. Além disso, o processador celular Intel PXA800F inclui um sinal de 104 MHz que usa arquitetura Intel® MicroSignal com 512 kilobytes de memória flash integrada e 64 kilobytes de SRAM, resultando um sistema completo em um único chip para redes avançadas de telefonia celular GSM/GPRS.
O novo processador é um componente-chave da Intel® Personal Internet Client Architecture (Intel PCA), estrutura de desenvolvimento da Intel para projetar dispositivos de comunicação handheld sem fio que combinam capacidade de comunicação de voz e acesso à Internet.