Inovação na produção de cana-de-açúcar

Uma ferramenta inovadora capaz de maximizar a produção nos canaviais foi criada por técnicos da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seguindo o conceito de agricultura de precisão, os pesquisadores desenvolveram um monitor de produtividade que pode ser adaptado em colhedoras de cana-de-açúcar.

O sistema gera informações que permitem um melhor gerenciamento da área plantada. Células de carga são utilizadas para calcular a quantidade de cana colhida. Esses números, mais os dados obtidos por um GPS instalado na colhedora, permitem a elaboração de um mapa digital que representa a superfície de produção para a área colhida.

Além disso, diferentes tipos de sensores são instalados na colhedora para fornecer detalhes como a velocidade de deslocamento da máquina e condições do corte. Os sensores fornecem informações necessárias para que um software possa gerar o mapa final de produtividade. "Com a viabilidade da metodologia comprovada, o próximo passo será reverter a tecnologia adquirida em um kit de fácil instalação que possa ser comercializado para os produtores", disse Paulo Graziano Magalhães, coordenador da pesquisa.

Segundo ele, o kit está previsto para ser vendido por R$ 18 mil. "O valor é considerado pequeno perto do preço de uma colhedora de cana convencional, que custa em média R$ 700 mil. O ideal é que ele seja acoplado às colhedoras antes de sair da fábrica", explicou. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo