Nos últimos 13 anos, as empresas brasileiras triplicaram os investimentos em informática. A pesquisa é da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que informa que, nos últimos 20 anos, os gastos com equipamentos e serviços de informática subiram de 1,3% para 4,5%. Isso sem contar que 10% do PIB nacional é o volume movimentado pela economia digital. Para apresentar as novidades do setor e promover a troca de experiência entre profissionais, a Diretriz Empreendimentos em parceria com a Sucesu-PR realiza, no período de 25 a 28 de setembro, no Centro de Exposições Cietep/Fiep, a Infotel ? Feira e Congresso de Tecnologia e Negócios de Informática e Telecomunicações. A expectativa de público visitante é de 12 mil profissionais.

Para o presidente da Sucesu-PR, Luiz Alberto Matzenbacher, está faltando no estado uma feira de negócios, que reúna empresários do mercado tecnológico das principais empresas fornecedoras de equipamentos, produtos, tecnologias e serviços utilizados pelo setor. “Desde 97, o Paraná não realiza eventos corporativos no setor de informática. Isso deve ser retomado, principalmente porque o Paraná vem crescendo com o surgimento de novas empresas e tecnologias”, diz Matzenbacher.

Um dos pontos fortes da feira será o Congresso a ser realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Ele será dividido em quatro partes para atender diretamente os vários setores do mercado. Uma delas será voltada exclusivamente para a área de CIO (Chef Information Office) e seus gerentes com apresentações de cases de sucesso. O fornecedor, que implantou a tecnologia, vai narrar a sua experiência na criação do novo sistema. Dos seis cases que serão apresentados, três serão premiados e, depois, apenas um concorrerá à premiação nacional realizada todo ano pela Sucesu nacional.

Ocorrerão ainda reuniões do GU CIOS PR, que reúne os CIOS das grandes empresas paranaenses, do GI Governo, que reúne os principais executivos de TI dos órgãos públicos das diversas esferas e poderes públicos e, ainda, da Abeti ? Associação de Executivos de tecnologia da Informação.

Em outro local na feira serão discutidos assuntos gerenciais como Política de Software e Segurança. Em um terceiro local, haverá palestras técnicas, entre elas sobre CRM (Customer Relationship Management) e e-learning e ainda estão previstas palestras de fornecedores para fornecedores, que farão demonstrações do produto e de novas maneiras de trabalho. No final do dia, todos se reunirão numa única palestra para ouvir um especialista “keynote speaker” de renome. Estão sendo esperadas mais de 400 pessoas em todas as palestras previstas.

O presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-PR), Paulo Sérgio Cougo, tem verificado um crescimento constante do setor. “Temos cada vez mais novos profissionais no mercado, além da aprovação de programas de incentivo de iniciativa de novas empresas”, diz Cougo. Ele acredita que um evento como a Infotel promove um espaço para apresentar novas soluções, além de ser um local para a troca e reciclagem de conhecimentos e lançamento de novos produtos e tecnologias.

Expositores
A Ausland Consultoria e Informática, fabricante de sistemas de gestão empresarial, vai lançar na Infotel o Goldway. Trata-se de um sistema integrado para administração de empresas de médio porte, na área comercial, suprimentos, financeiro, produção, Recursos Humanos, contábil fiscal, controle de orçamento, entre outros. De acordo com o diretor da empresa, Harmut August, além da rapidez, este software oferece uma base única de informações com a vantagem de fornecer dados confiáveis. “Com a Infotel teremos oportunidade de estar em contato com clientes, que estão informatizando os seus serviços internos”, explica August.

Outra empresa que vai participar da feira é a Life Tech, de São Paulo. Como novidade a empresa traz a ferramenta de desenvolvimento Clarion, da Soft Velocity. O equipamento inova ao disponibilizar recursos que permitem a produção de aplicações comerciais Windows, para um servidor Web (como uma série de páginas dinâmicas), como um aplicativo JAVA, ou em um servidor ASP, tudo a partir do mesmo código de fonte. “Este é um sistema feito por programadores para programadores, onde é possível esquecer os problemas com arquivos de instalação, diretórios que tenham que existir na máquina do usuário, problemas de compatibilidade com DLLs do sistema operacional e dificuldades para manutenção”, explica o diretor de marketing, Sérgio Baratojo.

SERVIÇO:
O QUÊ: Infotel ? Feira e Congresso de Tecnologia e Negócios de Informática e Telecomunicações
QUANDO: 25 a 28 de setembro de 2002
ONDE: Centro de Exposições Cietep/Fiep, Curitiba
PROMOÇÃO: Diretriz Empreendimentos
REALIZAÇÃO: Sucesu-PR
APOIO:
Abeti ? Associação Brasileira de Executivos de Tecnologia da Informação
Assespro ? Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação
Telebrasil ? Associação Brasileira de Telecomunicações
Associação Brasileira de Telemarketing
Aberimest ? Associação Brasileira de Empresas e Profissionais das Telecomunicações

continua após a publicidade

continua após a publicidade