Uma pesquisa feita na Holanda mostrou que, depois de conversar com mulheres bonitas, homens têm piores performances em testes que medem sua função cerebral. Quando conversam com alguém que não consideram atraente, entretanto, os homens não sofrem mudanças nas atividades cognitivas.
Os pesquisadores que realizaram o estudo acreditam que isso acontece porque o homem acaba usando muito de suas funções cerebrais ao tentar impressionar a mulher. O curioso é que as mulheres não foram afetadas ao conversar com um homem bonito. Uma explicação plausível para isso é que os homens têm uma tendência evolucionária a pensar mais sobre suas oportunidades para encontrar um par.
Para avaliar as capacidades cognitivas dos homens nessa situação, a pesquisa foi feita com 40 estudantes heterossexuais. Cada um fazia um teste de memória básico e então passava sete minutos conversando com homens ou mulheres e refazia o teste.
Os resultados mostraram que os homens ficaram mais lentos e fizeram menos acertos no teste depois de tentar impressionar as mulheres. Quanto mais eles afirmavam se sentir mais atraídos por elas, piores eram os resultados.
Quando o mesmo exame foi feito com um grupo de mulheres, os resultados foram iguais, independente se conversaram com homens ou mulheres. O psicólogo George Fieldman, membro da Sociedade Britânica de Psicologia, afirma que as descobertas refletem uma herança evolucionária. “Quando um homem conhece uma bela mulher, ele fica concentrado na possibilidade de reprodução”, afirma. “Uma mulher também observa sinais de outros atributos, como a riqueza, juventude e gentileza, e só olhar para um homem não tem o mesmo efeito”, diz Fieldman.
De acordo com os pesquisadores, as descobertas da pesquisa têm consequências sobre a performance de homens que flertam com mulheres no local de trabalho ou até mesmo garotos em idade escolar.