A comissão de ética de um hospital londrino aprovou a realização daqueles que seriam os primeiros transplantes integrais de rosto na história, mas ainda não selecionou nenhum candidato para a cirurgia, anunciou um porta-voz nesta quarta-feira (25). A comissão especial de ética do Royal Free Hospital aprovou uma proposta para a realização de uma série de quatro cirurgias do gênero, disse Neil Huband.
"Agora continuaremos analisando os prontuários dos pacientes para chegar aos selecionados", comentou. De acordo com ele, a elaboração da lista de candidatos para as cirurgias deverá demorar de seis meses a um ano. No ano passado, cirurgiões franceses promoveram o primeiro transplante parcial do rosto da história. Nos Estados Unidos, uma clínica de Cleveland também tem planos de promover um transplante integral.
Desde o ano passado, quando recebeu autorização para identificar potenciais pacientes, uma equipe liderada pelo doutor Peter Butler já identificou 34 possíveis candidatos, mas ainda não realizou nenhuma avaliação formal das condições deles, concluiu Huband.