Finalmente o G1, o novo dispositivo móvel criado pelas empresas T-Mobile, Google, e HTC, foi lançado. Como o esperado, o primeiro Android móvel é o “sonho” da HTC. O dispositivo conta com uma grande tela touchscreen, e tem o mesmo sistema dos sidekicks, um mecanismo em que o aparelho se abre e revela um teclado físico. Esse novo aparelho vai ser disponibilizado nos Estados Unidos pela T-Mobile e será lançado “simultaneamente nos dois lados do Atlântico”.
O aparelho custará $179 (com um contrato de dois anos), e começando hoje. Os atuais clientes da T-Mobile terão a possibilidade de fazer o pedido do aparelho online, mas ele só será entregue depois do lançamento oficial, no dia 22 de outubro nas lojas da T-Mobile.
O G1 promete estar cheio de recursos e aplicativos. Os usuários terão acesso a todos as ferramentas móveis do Google, como Gmail, Google Maps, Google talk, Google Calendar, e mais. Além disso, a versão móvel da loja Amazon MP3’s estará presente no G1, o que permitirá a pesquisa, o download, a compra e a execução das músicas. Semelhante à Apple, para a compra de músicas exigirá uma conexão WiFi, mas os usuários podem pesquisar, navegar e ouvir as amostras ao mesmo tempo em qualquer lugar na rede da T-Mobile.
Finalmente, o G1 também estará equipado com o Android Market, semelhante a Apple Store do iPhone. As empresas disseram que nesse espaço terá sempre um”fluxo constante de inovações”, além que de antigos favoritos, como os jogos clássicos.