São Paulo – Com exceção dos meses de janeiro e março, as temperaturas em 2009 na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), do Brasil, ficaram abaixo das médias registradas nos anos anteriores pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e colocam o ano passado entre os mais frios desde que as medições começaram em 1986.

continua após a publicidade

A temperatura média anual na estação foi de -8,5 ºC em 2009, se igualando ao ano de 2007 e só perdendo para 1995, com -10,3 ºC de média. Nesses três anos mais frios, aumentou a extensão de gelo que cobre a baía do Almirantado, próxima ao local da estação, e os dois lagos de água doce que abastecem a EACF congelaram.

A temperatura mais baixa registrada lá no ano passado foi de -25,6 ºC, no dia 5 de agosto. De acordo com o pesquisador Alberto Setzer, do Inpe, havia 18 anos que a temperatura em agosto não caía abaixo dos 25 ºC negativos na estação brasileira.

Mesmo com a grande variabilidade internatural a que o continente antártico está sujeito, que provoca alternância térmica de cerca de 3 ºC entre um ano e outro, a equipe do Inpe averiguou que as médias anuais caíram em torno de 0,6 ºC nos últimos 14 anos.

continua após a publicidade