É autêntica a foto onde o norteamericano Lee Harvey Oswald aparece segurando um rifle semelhante ao usado para matar o expresidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, em 1963.
A revelação pode por fim a teorias conspiratórias de que Oswald não teria sido o autor dos disparos que mataram o exmandatário quando participava de uma passeata na cidade texana de Dallas. A imagem foi usada como uma das provas para incriminar Oswald, mas muitas pessoas diziam que ela havia sido construída artificialmente.
A conclusão foi tomada após a realização de exames forenses, entre eles uma reconstrução 3D. “Nossa análise detalhada da postura de Oswald, da iluminação, de seus ombros e do armamento que tem nas mãos, refuta qualquer teoria de que a foto teria sido manipulada”, informou o inventor da técnica, o pesquisador da universidade de Dartmouth, Hany Farid.
A cena histórica do assassinato que mudou a história dos EUA: Kennedy é atingido enquanto Jacqueline Kennedy tenta agarrar partes do cérebro do marido. |