A Microsoft Brasil anunciou o lançamento do Flight Simulator 2004, uma edição comemorativa que celebra os 20 anos do simulador. O game chega às lojas do país no dia 4 de agosto com preço sugerido de R$ 109. Com temática histórica, a versão recupera parte dos principais acontecimentos da aviação mundial e inclui uma série de aviões antigos. Além disso, fãs de simulação aérea terão acesso a novos recursos tecnológicos. ?A cada edição, a equipe técnica que desenvolve o Flight Simulator supera o conceito de realidade máxima?, afirma Milton Beck, gerente da divisão de consumo da subsidiária brasileira. ?Acreditamos que os fãs gostarão muito das inovações.?

É o caso da tecnologia de clima, que foi completamente refeita e inclui novos recursos de configuração. Na versão 2004, é possível definir o tempo detalhadamente, desde todos os tipos de nuvens e suas transições, a tempestades e outras intempéries. Além disso, o jogador poderá optar entre baixar os dados ou efeitos climáticos pela Internet de uma vez ou atualizar periodicamente. Outra novidade é o recurso que possibilita a configuração por estação metereológica, recriando perfeitamente a simulação.

As ferramentas de AutoGen e ATC (Controle de Tráfego Aéreo) também incorporaram novidades. A primeira está mais precisa, tornando os cenários ainda mais reais. Para melhorar as funcionalidades do ATC, a Microsoft contou com sugestões de centenas de fãs da comunidade aerovirtual, que enviaram dicas e comentários sobre o recurso. Na versão 2004 do Flight Simulator há inovações como a possibilidade de receber orientações sobre manobras para taxiar na pista ou ainda mudar o plano de vôo ao longo do percurso.

?Outra novidade que deve agradar aos fãs é a inclusão da versão virtual dos dispositivos de GPSs da Garmin?, diz Beck, referindo-se à marca de sistemas de posicionamento global utilizados em aeronaves mundialmente. O Flight Simulator 2004 inclui dois modelos de equipamento da fabricante para levar aos pilotos de simulação mais informações sobre topografia, aeroportos e plotagem de planos de vôo. ?A inovação faz parte dos novos cockpits virtuais, que agora estão 100% em 3D e eliminam a necessidade do uso do painel de comandos aberto na tela?, completa o executivo.

Aviões e história

A nova versão do Flight Simulator apresenta uma combinação de aeronaves modernas e históricas, como o Wright Flyer, o aeroplano Curtiss JN-4D ? conhecido por ?Jenny?, o Ryan NYP, o ?Spirit of St. Louis? ? com o qual Charles Lindbergh cruzou o Atlântico ? ou o antológico Douglas DC-3, primeiro equipamento de cruzeiro usado no mundo.

Há ainda outras 15 aeronaves modernas, incluindo algumas de uso pessoal como o Cessna 172 Skyhawk SP e o helicóptero Robinson R-22. Os pilotos mais ousados poderão também testar um dos grandes aviões turbo-hélice ou jatos Jumbo, em um dos 24 mil aeroportos reais de todo o mundo.

Homenagem a Santos Dumont

Para os fãs brasileiros, a Microsoft preparou uma série de materiais referentes ao feito de Santos Dumont, herói da aviação nacional. Além de uma réplica virtual do 14-Bis, primeiro avião a realizar um vôo controlado e com propulsão própria do mundo, haverá ainda mais informações sobre o primeiro vôo do ?mais pesado que o ar?.
continua após a publicidade

continua após a publicidade