Fertilizante ecológico pode substituir sintético

Um fertilizante que utiliza urina e cinzas de madeira foi considerado por cientistas como uma opção mais ecológica e econômica do que fertilizantes sintéticos. O novo fertilizante foi utilizado com sucesso em plantações de tomate, e não tem nenhum risco de passar doenças para consumidores.

A urina é uma grande fonte de nitrogênio, composto utilizado em fertilizantes sintéticos, e já foi utilizada com sucesso em plantações de pepino, milho, repolho e várias outras. Porém, este é um dos primeiros estudos que investigou a junção da urina ao uso das cinzas de madeira, ricas em minerais e eficiente para diminuir a acidez do solo.

O estudo mostrou que as plantas fertilizadas com este composto produziram quatro vezes mais tomares que as plantas não fertilizadas, e a mesma quantia que aquelas fertilizadas com compostos sintéticos. Os pesquisadores afirmam no relatório da experiência que a urina com ou sem a madeira pode ser usada como um substituto para fertilizantes minerais, “Sem ter nenhum risco microbial ou químico”, afirmam.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna