O lançamento de um equipamento inovador para leitura de movimentos humanos, desenvolvido inteiramente em Curitiba, é um dos pontos da programação do primeiro dia da Feira de Inovação Tecnológica, que acontece nesta quinta e sexta-feira (22), em Curitiba. Utilizado em fisioterapia e para educadores físicos, o produto será lançado às 19h, fechando o primeiro dia de programação do evento.
O BioFeed é um equipamento para monitorar os movimentos humanos e foi desenvolvido pela BioSmart dentro da Incubadora Tecnológica de Curitiba, que funciona no Instituto Tecnológico do Paraná – Tecpar.
O fundador da BioSmart, Leonardo Rodrigues da Silva, fez mestrado na área e constatou que os equipamentos utilizados para a fisioterapia e educação física não sofreram grandes mudanças desde que essas profissões foram regulamentadas.
Leonardo utilizou o longo tempo de internamentos e fisioterapia, após um acidente que o deixou tetraplégico em 1996, para estudar quais eram as carências que este mercado sofria, utilizando sua graduação em Informática, mestrado em Engenharia Biomédica e um espírito empreendedor para melhorar essas áreas.
O BioFeed tem pequenos sensores capazes de medir a inclinação de um membro em relação ao solo e o grau de abertura de uma articulação, indicando também as acelerações a que o membro foi submetido.
Os dados fornecidos pelos sensores são lidos por um software gráfico onde é possível acompanhar em tempo real os movimentos do paciente, permitindo também que seja utilizado como um sistema de biofeedback. Os sensores comunicam-se com o computador por rádio-freqüência, dispensando fios para conexão.
A Fitec
A Feira de Inovação Tecnológica tem o objetivo de promover o fortalecimento das empresas geradas nas incubadoras tecnológicas do Paraná e acontece no Mezanino do Sebrae, na Rua Caeté 150, Prado Velho.
O evento é coordenado pela equipe da Incubadora Tecnológica de Curitiba – Intec/Tecpar em parceria com as incubadoras sediadas em Curitiba e está direcionado para empresas que possam absorver as tecnologias apresentadas pelas empresas incubadas.
São 25 empresas com atuação nas áreas de tecnologia da informação, meio ambiente, saúde, design, gestão e outras, que irão apresentar aos seus potenciais clientes, fornecedores e parceiros os produtos por elas desenvolvidos, objetivando a geração de negócios.
A abertura dos trabalhos da Fitec será às 8h30 e em seguida, às 9h, haverá palestra com Jorge Bounassar Filho, do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento ? Lactec, com o tema ?Empreendedorismo e Inovação Tecnológica?.
Logo depois, às 10h30, a palestra de Márcio Jacometti, da UTFPR, sobre ?Reestruturação do programa de empreendedorismo e inovação da UTFPR?. A partir daí, o dia será reservado à apresentação de empresas incubadas e seus trabalhos: Woodlog/Nemps, KRAS/Intec, Bachmann/ISAE, Iluminarte/UTFPR e Cadgraph/IEP.
Para a sexta-feira, o ponto alto do evento será a apresentação de Henrique Miguel, responsável pelo Programa de Microtecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia.