Preocupado se você vai ou não levar um fora? O Facebook sabe a resposta. A conclusão se baseia em um gráfico que utiliza atualizações de status do Facebook para traçar uma média da época do ano em que as pessoas estão separando.
O jornalista e designer gráfico britânico, David McCandless elaborou o gráfico. Ele apresentou sua invenção pela primeira vez numa conferência em julho passado, em Oxford, Inglaterra. McCandless é especialista em mostrar os dados de forma visual. Na palestra, McCandless disse que ele e um colega selecionaram 10.000 atualizações de status no Facebook com as frases “terminar” e “separados”.
Eles encontraram dois grandes picos no calendário de rompimentos. O primeiro ápice se deu após o Dia dos Namorados – data que define relacionamentos, para melhor ou para pior – e nas semanas que antecedem a “spring break” (como se fosse as nossas férias de verão, só que na primavera). Talvez a estação das flores deixe as pessoas inquietas, ou talvez universitários só não queiram estar comprometidos enquanto festejam em Cancun.
O outro grande momento romântico traiçoeiro, de acordo com o gráfico, é de cerca de duas semanas antes do Natal – presumivelmente quando as pessoas começam a pensar nos presentes e no quanto as pessoas significam para elas.
Segunda-feira, como se não bastasse, é o dia mais provável para ocorrer uma separação. Verão e outono são as estações mais seguras. E, possivelmente mostrando que algumas pessoas têm um senso de humor mais estranho do que outros, há um aumento de separações no Dia da Mentira.
O único dia que você menos chances de receber um pé na bunda?
“O Dia de Natal”, responde McCandless. “Quem faria isso?”. Se você considera seu cônjuge capaz de fazer uma coisa dessas, talvez seja bom rever seus conceitos.