Explosão de asteróide na Indonésia traz preocupação

Um asteróide que explodiu sobre a Indonésia com a energia de três bombas de Hiroshima no dia 08 de outubro volta a causar medo sobre a defesa do nosso planeta contra impactos espaciais. A preocupação é maior porque cientistas não localizaram o asteróide com telescópios, e se o objeto fosse maior, poderia ter causado um desastre na região. A pedra entrou na atmosfera no sul da Indonédia, e a explosão foi ouvida por centros de monitoramento a 16 mil quilômetros do local.

Estima-se que o asteróide tinha 10 metros de comprimento, e entrou na atmosfera a uma velocidade média de 72 mil quilômetros por hora. A explosão causada por ele foi equivalente à de 50 mil toneladas de dinamite. A explosão ocorreu a aproximadamente 15 a 20 quilômetros acima do nível do mar, por isso não causou danos ao solo. Entretanto, pesquisadores afirmam que, se o objeto fosse dez metros maior, poderia facilmente ter causado enormes danos e várias mortes.

De acordo com Tim Spahr, diretor de um centro de exploração espacial em Cambridge (EUA), é inevitável que asteróides pequenos passem despercebidos. Até hoje, pouquíssimos objetos espaciais menores que 100 metros foram vistos e catalogados por astrônomos. “Uma pesquisa que encontre todos os objetos de 20 metros custaria muitos bilhões de dólares”, diz Spahr.

A bola de fogo causada pela explosão pode ser vista em um vídeo amador feito na região (abaixo). Acredita-se que um asteróide ou fragmento de cometa de 60 metros teria causado uma enorme explosão sobre a Rússia em 1908, em Tunguska. a explosão é estimada em quase 15 milhões de toneladas de TNT.

Fonte: Explosão de asteróide na Indonésia traz dúvidas sobre a segurança do planeta

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna