O Seminário Preparatório da Regional Sul do Congresso Abipti 2008 terminou nessa sexta-feira (23), em Curitiba, após dois dias de debates sobre integração e sustentabilidade dos institutos de tecnologia. O evento, coordenado pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), organizou uma lista de necessidades comuns a todas as instituições da região Sul que servirá de base para um encontro nacional na Paraíba, em março do ano que vem.

continua após a publicidade

Representantes das cinco regionais da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) vão levar ao governo federal uma lista de sugestões para os investimentos e políticas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Ciência e Tecnologia, foi lançado na última terça-feira (20) em Brasília.

O tema principal das discussões da Regional Sul foi a integração dos institutos de tecnologia com universidades e indústria, para consolidação do tripé no processo de inovação tecnológica. Os debatedores trataram da necessidade aproveitar o conhecimento aplicado nas universidades e os meios de atrair o interesse de empresas e o investimento dos governos para o desenvolvimento de pesquisas. Eles também discutiram a sustentabilidade dos institutos, com parceria com empresas e o aproveitamento de recursos públicos, como o PAC tecnológico.

O Diretor do Lactec e vice-presidente da Abipti para a Região Sul, Aldair Rizzi, defendeu a união dos institutos de tecnologia em torno de objetivos comuns como forma de pleitear ações do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele acredita nas parceiras com os governos para garantir a sustentabilidade. ?O debate foi muito rico e reforçou a idéia de que é preciso haver uma integração maior entre as universidades e os institutos e deles com os governos. Não é possível pensar as instituições dissociadas do que é a realidade, o rumo que está sendo dado para as políticas públicas do País?, disse.

continua após a publicidade

Rizzi citou o Lactec como exemplo de como as parcerias devem funcionar. ?O Governo do Paraná definiu a integração do sistema de Ciência e Tecnologia regional e o papel de cada instituto. A diretriz é a desconcentração do desenvolvimento econômico com uma política sustentada para crescimento popularização da tecnologia?, afirmou. Ele explicou que um dos projetos desenvolvidos em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, o Chip do Boi, para rastreamento de rebanhos, foi incluído no PAC tecnológico federal como inovação estratégica.