Várias empresas de comunicação estão começando a investir cada vez mais na onda redes sociais que tem se expandido pela web, tanto para facilitar a interação entre os usuários, por meio de compartilhamento de arquivos, como também na valorização dos perfis de usuários, dando a oportunidade de expressar opiniões, por meio de comentários, votação, entre outros.
Esta semana, a CNN começa conectando “The forum”, um site de expressão política como o Facebook, o segundo maior site do país de rede social, permitindo que os usuários falem sobre os debates presidenciais dos EUA e saibam o que seus amigos estão escrevendo sobre o assunto.
“Isso nos permite alcançar o nosso público-alvo, junto com seus amigos, no local onde partilham seus pensamentos”, disse o gerente geral da CNN, KC Estenson.
Na semana passada, a Radio One, uma das maiores companhias de radiodifusão, começou a subordinar suas notícias e seu estilo de web sites ao BlackPlanet, o maior site de rede social Afro-americanos. O nome e a foto dos usuários do BlackPlanet agora aparecem ao lado de seus comentários sobre a notícia nos blogs NewsOne e, no HelloBeautiful.
Combinação de conteúdo com rede social é uma estratégia pioneira do MySpace. A rede social mais popular nos Estados Unidos, tem se movido agressivamente para adicionar vídeos, notícias, jogos e outras funcionalidades ao site. Na semana passada, ele adicionou a “marca entertainment hub” a partir do site “assistindo-celebridade”, TMZ.
Já o Facebook tomou um rumo diferente, que visa agregar um usuário que está online e encorajá-lo a compartilhar links com outros usuários. Ambas as redes estão fazendo perfis portáteis, o que significa que os utilizadores podem proceder a sua identidade de rede social a sites terceiros, disse o editor do blog Mashable social networking, Adam Ostrow.
Os sites estão “permitindo que os usuários tragam seus amigos a partir de uma rede social que eles já utilizam”, também afirmou Ostrow.
Enquanto os obstáculos técnicos e legais permanecem, espera-se que alguns executivos com pensamento progressista tenham habilidade de promover ações em novos sites de notícias, para as redes sociais mantenham os visitantes de seus sites por mais tempo e torná-lo ainda mais atrativos para os anunciantes. Os executivos da CNN destacam que essa experiência ainda está em estágio inicial.