O mercado de franchising nacional passa hoje por um momento bastante especial, crescendo aceleradamente a uma média de 9% ao ano e ficando entre os seis melhores no mundo. Com esse processo, vem também se profissionalizando e abrindo novos horizontes para empreendedores.
Neste cenário, a empresa curitibana RHFranquia enxergou na internet uma oportunidade de oferecer aos profissionais não só a chance de se recolocarem no mercado de trabalho como também de virarem donos de seus próprios negócios, com investimento inicial bastante acessível e possibilidade de alta lucratividade.
Alinhada a tendência de fortalecimento da oferta de serviços pela internet, a Rede RHFranquia lança nesta sexta-feira (1o) seu sistema inédito de franchising virtual, que utiliza os recursos da web para a prestação de serviços de Recursos Humanos. O projeto, que levou dois anos para ser implementado, consumiu R$ 300 mil reais de investimento.
Pioneira no ainda pouco explorado filão de franquias virtuais, a RHFranquia On-line oferece serviços e negócios na área de RH, como coaching, consultoria e treinamentos, com custo mais baixo que as franquias convencionais.
?Os brasileiros navegam em média 20 horas por mês na internet, é a média mais alta do mundo. A nossa proposta é aproveitar esta oportunidade de realizar negócios e utilizar as facilidades que a internet tem para oferecer nosso produto: uma franquia em que é possível fazer tudo on-line. Tanto comprar os serviços, quanto vender?, analisa José Padilha, diretor de negócios da RHFranquia.
Neste novo conceito de empreendimento, baseado no home office, os franqueados trabalham por meio do portal RHFranquia (www.rhfranquia.com.br) e contam com todo suporte da franqueadora para atuarem como representantes em suas localidades com exclusividade.
?Na RHFranquia o profissional tem a sua disposição as vagas das melhores empresas e agências de emprego centralizadas em um único lugar. Já são mais de 1.900 empresas cadastradas no nosso banco de dados?, explica Renata Freires, diretora de recursos humanos, que possui mais de nove anos de atuação na área.
Com essa metodologia de trabalho, há uma redução significativa de custos e investimentos em infra-estrutura. Além disso, o sistema de franquia proporciona maior segurança para quem deseja iniciar um novo empreendimento.
Os números apontam para um crescimento animador do setor de franchising, com taxas superiores ao crescimento do PIB. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor no país cresceu 43,28% nos últimos cinco anos, atingindo a cifra de 35,82 bilhões em 2005.
