Ao chegar em seu carro, o proprietário de um fusca preto estacionado em cima da calçada se deparou com um bilhetinho de crianças pedindo para deixar a calçada só para os pedestres. Mal terminou de ler, já foi abordado pelos pequenos fiscais do trânsito, que receberam um pedido de desculpa e a promessa de que não faria aquilo de novo. Essa foi uma das coisas que mexeram com as redondezas da escola Pingo de Gente, em Santa Cruz do Rio Pardo/SP. "Nós já vínhamos trabalhando o tema trânsito há três meses, mas depois de conhecer o site da Perkons e receber o material educativo pudemos aprofundar o tema e trabalhar com atividades diferenciadas", conta a professora Elsen Molitor, que entrou em contato com a Perkons.
Ela conta que as crianças ficaram entusiasmadas com o aprendizado e que não queriam mais parar. Pintura, blitz e jogos lúdicos como medir com um barbante a diferença que dá entre atravessar a rua em linha reta ou diagonal foram algumas das atividades aplicadas. "Também fizemos avaliação da nossa rua e cada criança levou um questionário para avaliar a sua própria rua junto dos pais. Hoje, elas acabam exercendo um controle sobre o comportamento dos pais", conta Elsen.
Outra escola que utilizou o material educativo do www.educacaoetransito.com.br e o Guia do Programa Criança Segura Pedestre foi a EM Prof. Philomena Baylão, na periferia de São Paulo, que dedicou no início de outubro uma semana ao tema trânsito. O professor Dallaqua, que teve a iniciativa de buscar mais material para trabalhar o tema, destacou a caminhada para observar a redondeza e discutir com as crianças as dificuldades e comportamento seguro. "É na escola que se ensina trânsito, pois uma criança que aprende trânsito nas primeiras séries nunca mais esquece", diz Dallaqua.
A professora Elsen também compartilha desta opinião: "Irei continuar dando base para que esses alunos sigam em frente com todas essas informações para quando forem adultos sejam responsáveis no trânsito e tenham respeito pelo próximo", finaliza.