A incorporação do e-mail no dia-a-dia dos executivos está colocando a comunicação escrita em um nível de importância cada vez maior para o sucesso de suas carreiras. A constatação é do especialista em carreiras, Rubens Gimael, diretor da empresa NeoConsulting – www.neoconsulting.com.br -, que atende executivos e empresas em aconselhamento de carreira (coaching).
Segundo o executivo, se até muito recentemente a maior parte das trocas de mensagens acontecia através de redações apenas protocolares – como cartas comerciais, memorandos, contratos etc -, hoje a capacidade de produzir textos claros e com bom encadeamento de idéias por escrito já é um item imprescindível para profissionais de primeiro a terceiro escalões. “Mas a desenvoltura com a escrita ainda é considerada tabu por boa parte dos profissionais, principalmente os que tiveram sua formação centrada nas chamadas ciências exatas”, comenta o consultor.
A partir de constatações desse tipo, profissionais como Fábio Adamski, diretor da empresa de consultoria LC Soluções, está partindo para cursos de curta duração, com o objetivo único de melhorar sua performance no momento de redigir e-mails. “Apesar da incrível agilidade da Internet, a dificuldade com o texto acabava comprometendo meu desempenho diário com o correio eletrônico”, afirma ele. Adamski concluiu, em agosto, o primeiro módulo do “Curso Canopus – Redação de E-mails de Negócio e Projetos” oferecido pela agência de comunicação Canopus, de São Paulo.
Segundo o executivo, mesmo antes de concluir o treinamento, a simples utilização de alguns recursos práticos da língua já ajuda a ter um contato mais relaxado com a escrita. “Agora já consigo ao menos ter um olhar mais crítico e menos auto-depreciativo de minhas próprias mensagens”, comenta Adamski.
Altamente populares nos EUA, os novos cursos rápidos de redação que começam a surgir em São Paulo baseiam-se principalmente em exercícios práticos e modelos de referência gramatical, que podem ser adaptados às situações mais comuns no dia-a-dia das empresas. “A intenção do Curso Canopus é capacitar os executivos a dominar, de forma elegante, fundamentos básicos da redação, como a objetividade e o encadeamento das idéias, e oferecer instrumentos para que o participante possa evoluir sozinho nessa atividade”, afirma o instrutor Roberto Amado.
Amado, que é escritor e jornalista, garante que pelo menos 80% dos executivos treinados desta forma conseguem melhorar visivelmente sua qualidade de comunicação escrita e adquirir um diferencial profissional muito importante no mercado. “Há casos, porém, em que se deve indicar um treinamento mais longo e personalizado”, completa ele.O “Curso Canopus de Redação de E-Mail de Negócio e Projetos” está dividido em dois módulos, cada um com duração de 12 horas, sendo que o segundo é opcional. Pode ser ministrado individualmente – na sede da empresa, com no máximo dez participantes – ou para grupos, na alternativa “in company”. O preço de cada módulo é de R$ 390,00 para alunos individuais e de R$ 1.930,00 (pacote fechado) em caso de aulas “in company”.As inscrições já estão abertas para o Módulo 1 do Curso Canopus, que acontecerá nos dias 5, 12 e 19 de outubro, aos sábados, na Alameda Jaú, 1.177. Para obter mais informações, o e-mail de contato é canopus@canopusonline.com.br .