O mercado brasileiro de e-Learning tem apresentado um crescimento acentuado nos últimos anos. Segundo dados divulgados pelo portal E-Learning Brasil, o e-Learning cresceu cerca de 45% de 1999 até o primeiro trimestre deste ano. Até o final de 2003, os investimentos devem chegar aos US$ 80 milhões, o que corresponde a um aumento de 32% com relação a 2002, quando foram investidos cerca de US$ 60 milhões.
De acordo com dados levantados pelo portal e-Cursos (www.e-cursos.com.br), escola virtual voltada ao aprimoramento pessoal e profissional, o Paraná teve um crescimento acentuado nos quatro primeiros meses deste ano. O número de alunos que procuraram o portal para realizar cursos à distância aumentou cerca de 60%. Com isso, o Paraná assumiu a liderança na Região Sul, ficando a frente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O portal aponta que cerca de 5% do número de alunos do Brasil são do estado. ?O mercado de e-learning na Região Sul e mais especificamente no Paraná está num crescente muito grande. A tendência é que até o início do ano que vem esse número cresça mais 60%?, afirma Acildon de Mattos, diretor-presidente do e-Cursos.
Atento a esse acentuado crescimento, o e-Cursos disponibiliza cerca de 40 cursos online aos internautas, em diversos segmentos. São eles: Informática, Administração & Negócios, Idiomas, Tecnologia da Informação, Finanças, Preparatórios para Exames, Complementação Profissional, Saúde e Bem-estar e Conhecimentos Gerais.
Segundo dados fornecidos pelo e-Cursos, os cursos de Informática, Idiomas e Administração & Negócios são os mais procurados pelos internautas, contabilizando quase 70% da procura. A meta do portal é oferecer dois novos cursos por mês, nas mais variadas áreas. ?Os alunos estão sempre solicitando novos cursos, por isso, estamos sempre oferecendo novas opções?, afirma Mattos.
Os cursos são práticos e rápidos (entre 15 e 30 horas), e oferecem modernas ferramentas do ensino a distância, como vídeos, recursos de áudio, links, gráficos, tabelas, exercícios online com resultados instantâneos, além de chats e fóruns de discussão entre os alunos e professores, o que possibilita ao aluno esclarecer eventuais dúvidas. ?É uma oportunidade de o aluno interagir com os professores e com os colegas de turma?, explica.
Segundo o e-Cursos, 39% dos alunos que procuram os cursos estão entre os 18 e 24 anos, enquanto que 37% estão entre os 25 e 34 anos. A faixa etária entre os 35 e 49 anos é de 17%. Ainda segundo dados fornecidos pelo portal, 62% dos alunos são do sexo masculino, enquanto que 38% são do sexo feminino.
Em pesquisa realizada pelo portal, os principais motivos para o acentuado crescimento do e-Learning no Brasil são: a possibilidade de o aluno estudar nos horários de sua preferência e em qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamentos; e a economia para os próprios alunos e para as empresas, no caso dos cursos voltados ao mercado corporativo.