São Paulo (Agência Fapesp) – Com o tempo, dormir pouco, além de uma série de outros problemas, pode deixar a mulher mais gorda. A conclusão é de um estudo realizado nos Estados Unidos, apresentado na última terça-feira (23) na Conferência Internacional da Sociedade Torácica Norte-Americana.
Durante 16 anos, médicos de um hospital em Cleveland acompanharam mais de 68 mil mulheres de meia-idade que, a cada dois anos, responderam a questionários sobre hábitos relacionados ao sono. Mulheres que dormiam cinco horas ou menos por noite ganharam, em média, 2,45 quilos nos primeiros cinco anos do estudo e outras 730 gramas nos dez anos restantes, em comparação com o grupo que repousou por pelo menos sete horas.
A comparação entre os dois grupos também permitiu outras conclusões, segundo os autores do estudo. Dormir menos, no período analisado, significou um risco 15% maior de desenvolver obesidade. Além disso, as mulheres que dormiram apenas cinco horas tiveram 32% mais chance de ganhar uma quantidade exagerada de peso (fixada em 15 quilos pelos pesquisadores) em relação ao grupo das sete horas.
Os pesquisadores tentaram, a partir das informações obtidas nos questionários, descobrir o motivo da relação entre menos sono e mais peso. Entretanto, segundo contaram, não foi possível desenvolver uma hipótese realmente sólida. A suspeita mais forte recaiu sobre a taxa metabólica basal das mulheres. Dormir menos pode fazer com que o organismo queime menos calorias durante o sono.