Segundo especialistas em filosofia, ética e direito, golfinhos e baleias têm inteligência muito similar a dos humanos. Logo, esses animais deveriam ter direito à liberdade e à vida, assim como nós.
No entanto o Japão, a Noruega e a Islândia, países conhecidos por caçarem baleias, protestaram, dizendo que não há evidência de que esses animais possuam inteligência similar à nossa.
Tudo começou porque um estudo da Universidade de Helsinki mostrou que esses grandes mamíferos marinhos conseguem organizar sociedade de forma complexa, similar às sociedades de primatas evoluídos, como os chimpanzés e gorilas.
Outros estudos mostraram que golfinhos conseguem se reconhecer no espelho – habilidade muito rara mesmo entre mamíferos.
Alguns especialistas afirmam que baleias possuem senso de moral, já que seu sonar poderia ser usado como arma – se elas “gritarem” o mais alto que podem, conseguem ensurdecer e atordoar qualquer inimigo -, mas não o fazem.
Caçar esses animais seria eticamente inaceitável, assim como prendê-los em parques aquáticos, já que eles possuiriam um senso de si mesmos e um senso ético, como nós. E você, o que acha?
Fonte:Direitos humanos para golfinhos e baleias.