Exatamente. Zeus, o todo poderoso deus grego, rei do Olimpo, mestre dos raios e dos trovões, nasceu aqui na terra. E arqueólogos descobriram onde.

continua após a publicidade

Os antigos gregos, inicialmente, adoravam o onipotente Zeus no Monte Lykaion, em um altar remoto. Durante uma escavação recente, foram encontrados materiais usados em cultos, moedas de cobre gravadas com figuras de raios (a figura do raio era dedicada à Zeus) e outros objetos cerimoniais com idade aproximada de três mil anos. Isso torna o achado a mais antiga “aparição” do deus registrada na Grécia.

A descoberta ameaça a idéia mais popular, de que a adoração a Zeus iniciou-se na ilha de Creta. De acordo com os arqueólogos, os objetos descobertos no Monte Lykaion, na província de Arcádia, são tão velhos quanto a própria idéia de Zeus.

O deus dos trovões é uma das mais importantes figuras da mitologia grega. Líder de outros deuses (e pai de uma porção deles, incluindo Afrodite, Apolo e Atenas. Dizem as más línguas que foi pai, também, de vários filhos ilegítimos com ninfas e mortais. Alguns bem conhecidos, como Hércules e Helena de Tróia) e chefe do Olimpo.

continua após a publicidade

Zeus era tão poderoso, que seus templos e locais de adoração se estendem por toda a Grécia (seu templo mais famoso é até uma das 7 maravilhas da humanidade). No entanto, o mítico local de seu “nascimento” sempre foi uma das questões mais discutidas por especialistas.

De acordo com seus arqueólogos, o que acontece é que, na mitologia antiga, muitas “cenas” das lendas contadas aconteciam aqui mesmo, na Terra, e não só no Olimpo. Esses lugares mencionados em escrituras e contos sagrados eram destinados aos deuses e à adoração. É o que pode ter acontecido no Monte Lykaion.

continua após a publicidade

Outras culturas também dedicaram locais e cidades aos deuses que teriam passado por lá. Algumas são:

Heliopolis, no Egito – dedicada a Rá, Rei-Sol, que nasce a cada amanhecer e morre assim que o Sol se põe. Atualmente, a antiga cidade encontra-se engolida pelo Cairo.

Kilauea, no Havaí – o vulcão sagrado da Grande Ilha do Havaí é dedicado à Pele, deusa do fogo havaiana. Dizem que turistas que zombam da reverência com que o vulcão é tratado são amaldiçoados com má sorte.

Teotihuacan , no México – os antigos astecas dedicaram a enorme cidade ao seu deus-serpente, o criador de seu mundo, Quetzacoatl. Foi no templo da cidade que o deus ganhou as plumas que adornam seu corpo reptiliano.