A Damovo, empresa de serviços e fornecedora global de soluções de voz, dados e mobilidade, anuncia o lançamento de uma nova solução de telecomunicação para o mercado corporativo brasileiro. Trata-se do Ramal Celular, sistema que permite o uso do celular como uma extensão do ramal do PABX. Voltada para os usuários de ramais de PABX fixos e sem fio (com cobertura restrita), a nova solução é baseada na tecnologia da Ericsson.
“Para poder usar um único telefone portátil, em grandes áreas privadas ou públicas, o usuário teria que usar um telefone celular, como complemento ou substituto de seu telefone do PABX ou de seu rádio trunking”, explica o gerente de Mobilidade da Damovo do Brasil, Renato Ferreira , dando a dica sobre como funciona o Ramal Celular. “Foi justamente pensando nisso que implantamos um sistema que admite o uso do celular como novo tipo de ramal do PABX”.
Segundo ele, o ramal sem fio continua sendo uma opção de cobertura, porém somente dentro de um edifício. “O sonho era ter um telefone de PABX para se comunicar dentro e fora do local de trabalho. E isso seria um telefone celular”, afirma, acrescentando que agora todas as funções podem ser realizadas por apenas um telefone. Com o Ramal Celular, o usuário pode até estar na rua que, ainda assim, a sua ligação será completada normalmente, como se fosse um ramal. “A cobertura é determinada pela rede celular, incluindo o roaming. O telefone celular do usuário passa a funcionar como qualquer outro ramal da empresa. As funções acessadas pelos telefones fixos do PABX passam a ser usadas pelo celular”, explica Renato.
Ampliando o uso do processo de “venda consultiva”, a Damovo avança ainda mais no segmento de Redes Convergentes. Com o uso da Mobilidade, dá-se início a uma série de estudos sobre as necessidades específicas de cada cliente e possibilidades de cada operadora celular. Nesse momento, o importante é verificar em cada cliente, quais são as reais necessidades de automação da força de venda, dos prestadores de serviços em campo, das atividades em hotéis, hospitais, portos, órgãos governamentais, indústria e comércio, entre outros segmentos de mercado.
A partir daí, a empresa pode também oferecer serviços de Dados através da nova solução. “Se o cliente optar por Dados, poderemos oferecer serviços móveis de
e-mail com anexos , acesso à Internet e à Intranet, aos sistemas legados, entre outros”, revela o gerente de Mobilidade.
As vantagens com o uso do Ramal Celular são muitas: redução nas despesas via os planos corporativos das operadoras, diminuição da perda de tempo para acesso aos funcionários, maior eficiência para o usuário, chamadas em grupo, garantia de que mensagens não serão perdidas, entre outras. Com total mobilidade, o usuário poderá ser chamado por outro ramal celular do PABX através da teclagem de apenas quatro dígitos em qualquer local coberto pela rede das operadoras do Serviço Móvel Celular ou Pessoal.
Outra boa notícia é para os proprietários do PABX MD110 da Ericsson. Estes precisarão apenas de upgrade para adicionar quantos Ramais Celulares forem necessários, preservando os investimentos anteriores, inclusive nos telefones celulares ? os existentes podem ser reaproveitados.
Prova do sucesso do Ramal Celular é o interesse das operadoras celulares em aderir ao serviço prestado pela Damovo. As operadoras já oferecem planos de tarifas corporativos para quem pretende utilizar a nova solução.
Com o Ramal Celular, a Damovo do Brasil avança ainda mais na oferta de serviços e soluções globais de voz e dados, e ainda demonstra confiança e conhecimento no dinâmico mercado de Mobilidade.