O sistema de troca de informação sem fio de baixo custo, conhecido como “bluetooth” (do inglês literal: dente azul, mas também é considerado uma homenagem ao rei da Dinamarca Harald Blatand), foi criado em 1994 pela Ericsson, mas apenas após 1998 começou a ganhar força pelo mundo através da Nokia, como uma forma eficiente de comunicação sem fio entre aparelhos.
A tecnologia é utilizada para comunicação desde pequenos dispositivos móveis como celulares e PDAs a computadores e acessórios como scanners, impressoras, headsets entre outros. Diante de tanta versatilidade não demorou para que surgissem maneiras inovadoras de se fazer uma boa publicidade com essa pequena maravilha nas mãos. Ao tomar conhecimento da nova técnica que estava por surgir Armando Miranda na posição de diretor de Marketing da Color teve o pioneirismo de integrar serviços a esta tecnologia.
Massificação
Com a popularização dos celulares e o barateamento de custo da tecnologia, aparelhos modernos e com um valor diminuto chegam à mão do público com muita facilidade, o que fica ainda mais evidentes pelas formas amigáveis de pagamento que as lojas oferecem na aquisição do produto.
Se o desafio de sucesso há alguns anos atrás esbarrava na pouca disponibilidade de aparelhos compatíveis com o bluetooth, hoje já não é mais assim, pelo contrario, a tecnologia se popularizou e deixou ao alcance de boa pare da população esses equipamentos. Um aparelho celular vendido em media a R$ 300,00 nas lojas do Brasil já vem habilitado para o uso do bluetooth, tornando o usuário de telefonia um consumidor em potencial dessa tecnologia.
Sem fio, sem complicação
A facilidade na comunicação sem fio é que permite tanta flexibilidade na distribuição de conteúdo, Armando Miranda, explica que são diversas as possibilidades a serem exploradas, “Em um jogo de futebol, por exemplo, um estádio que tenha a cobertura do bluetooth fornecida pela Color, pode receber desde a escalação de seu time na tela do celular, até mesmo replay de gols e lances polêmicos”, explica o empresário.
Grandes empreendimentos empresariais, a exemplo do Shopping Curitiba, que montou parte de sua campanha de dia dos pais desse ano, baseando-se no novo conceito trazido pela Color, outras empresas começam a descobrir a força que a simplificada tecnologia do bluetooth tem em angariar atenção de consumidores.
Não confunda
As técnicas benéficas de publicidade sem fio não devem ser confundidas com “Bluejacking” e “Bluesnarfing”, que são consideradas SPAM e tem sua utilização feita de forma ilegal.
Armando explica um pouco sobre esse tipo de SPAM, “bluejacking” consiste em enviar mensagens indesejadas com propaganda para o celular do usuário de forma inconveniente e maçante.
Já o “bluesnarfing” tem caráter de perigo elevado e é uma técnica utilizada de forma maldosa que possibilita através da exploração de falhas no sistema de comunicação, o roubo de arquivos pessoais do aparelho móvel do cliente, como agenda, mensagens entre outros.
Dente Azul
Se hoje a capacidade do bluetooth vai além da troca de conteúdo e se estende pela comodidade de retirar o fio das relações normais entre equipamentos, sua função de principal ainda guarda muita funcionalidade a ser desenvolvida “Não será estranho receber uma mensagem com uma receita de macarronada ao passar pelo corredor de massas do supermercado ou tem em sua tela o trailer do ultimo lançamento de Hollywood enquanto passeia pela fachada do cinema”., finaliza Armando. A cômoda simplicidade do bluetooth vai trazer uma nova dimensão a forma do marketing de entretenimento ainda na primeira década do ano 2000.