O primeiro ?orkut? para relacionamentos profissionais desenvolvido no Brasil começou a funcionar em versão definitiva no último dia 7. Trata-se do Syxt (www.syxt.com.br), que ao contrário de outras opções de comunidades virtuais é voltado exclusivamente para relacionamentos profissionais e de negócios.
De acordo com o diretor de marketing do site, Diego Monteiro, a aplicação possibilita que profissionais formem redes de contato, facilitando a comunicação e o intercâmbio de idéias e de serviços. A comunidade, que é de uso gratuito, vem funcionando em versão beta desde março deste ano.
Na opinião de um de seus usuários, o capitão da Política Militar de Pernambuco João Filipe Fernandes, o sistema pode funcionar como um canal para compartilhar saberes. ?A velocidade da informação hoje é muito grande. Com a comunidade as pessoas se comunicam em prazos menor de tempo e podem aplicar soluções utilizadas em outros lugares?, afirma.
Fernandes conheceu o Syxt há dois meses pelo orkut. Segundo ele, na gestão pública ainda não existe um canal de comunicação que viabilize o aprendizado dos funcionários, e esse formato de comunidade pode ser usado com a finalidade de educação em organizações. ?Acredito que seja um campo promissor para redes integradas de educação corporativa e gestão de conhecimento?.
A diferença entre uma comunidade de relacionamentos profissionais e outras similares pode ser observada nas comunidades que são criadas. Monteiro diz que entre as mais acessadas encontram-se as de Liderança, Recursos Humanos e Balanced Score Card. O público, segundo ele, é composto de profissionais de diversas áreas, como recursos humanos, administração, educação.
?Acreditamos que a comunidade pode contribuir para o desenvolvimento profissional, para que empresas possam encontrar fornecedores, entre outros aspectos. Enfatizamos bastante no conhecimento e na colaboração?, diz. Monteiro explica que uma das peculiaridades do sistema é a possibilidade de cada comunidade criar uma página coletiva em que todos os membros podem fazer as modificações que desejarem.
Monteiro afirma que, até o momento, há mais de 4,7 mil pessoas cadastradas no Syxt. Segundo a empresa, houve um crescimento muito grande nas duas últimas semanas. Até o lançamento oficial, no início do mês, 1,7 mil pessoas estavam usando o site. A meta da empresa é de que em seis meses cerca de 50 mil pessoas estejam utilizando a comunidade.