Maria Cristina Cordeiro, diretora comercial da SK Digital e Irineu Rosa Lemos, técnico que desenvolveu o sistema de vídeo monitoramento. |
A falta de segurança vem fazendo muita gente procurar outras alternativas de proteção aos negócios e à família. O mercado de monitoramento eletrônico vem crescendo nos últimos anos e prova disso é o número de empresas que foram abertas em Curitiba que realizam atividades de segurança.
Percebendo essa realidade e a necessidade de ter equipamentos com maior tecnologia e confiabilidade, a empresa paranaense SK Digital, localizada em Curitiba, desenvolveu um sistema de monitoramento por imagens on-line inovando e deixando o conceito dos outros sistemas utilizados atualmente ultrapassados.
A nova tecnologia consiste no desenvolvimento de um software, capaz de gerenciar o monitoramento remoto de diversos locais, simultaneamente, podendo receber imagens, eventos de alarme, e acionamento de dispositivos de segurança à distância. ?Softwares para conexão remota não são novidades no mercado, porém um sistema dedicado a multimonitoramento é uma exclusividade mundial, principalmente no Brasil?- informa o técnico que desenvolveu o projeto, Irineu Rosa Lemos.
Com um investimento de aproximadamente R$ 400 mil em pesquisa e desenvolvimento, a diretora da SK Digital, Maria Cristina Cordeiro espera em pouco tempo tornar o produto conhecido em todo o país, fornecendo o novo equipamento para empresas que realizam o monitoramento de segurança.
Existem hoje 20 mil estabelecimentos que utilizam alarmes em Curitiba e Região Metropolitana, de acordo com o Sindicato das Empresas de Segurança e Vigilância no Estado do Paraná. Menos de 10% desse total é monitorado pelo sistema tradicional de circuito fechado de imagem, que apresenta um alto custo de aquisição do equipamento, ficando em torno de U$500 a U$10 mil dólares.
Os equipamentos de alarme mais simples, que trabalham através de sensores de movimento infravermelhos, são os campeões em reclamações devido a falhas técnicas de aplicação ou instalação. Esses equipamentos geram disparos falsos, que causam desconforto com vizinhos, com a polícia e com o próprio dono. De acordo com o presidente do Sindicato, Jefferson Simões, 95% dos disparos de alarmes são aleatórios (falsos), não decorrentes de assaltos ou outros problemas, onerando o custo de manutenção das equipes de vigilância que vão até o local checar o evento.
?Faltava ver o que estava ocorrendo no momento do problema, para daí ser tomada a decisão correta e eficaz?. ? comenta Maria Cristina.
Como funciona:
Tradicionalmente, as centrais de monitoramento atuais funcionam da seguinte maneira: os sensores ficam espalhados pela casa ou escritório e estes aparelhos estão conectados a um painel de alarme que ao ser acionado dispara a sirene e faz uma ligação para a empresa de monitoramento, que envia sua equipe ao local para checar o ocorrido, seja ele verdadeiro ou falso.
Existem hoje no Paraná 59 empresas que realizam o trabalho de monitoramento de segurança eletrônica. A primeira a testar o sistema de vídeo monitoramento on-line é a VideoAlarm, criada especialmente para esta nova tecnologia.
Com capacidade para mil estabelecimentos monitorados, a VideoAlarm estará recebendo as imagens e gerenciando os problemas que venham a ocorrer.
Através de Rondas Virtuais o cliente pode programar a vistoria on-line, ou em tempos e horários específicos. O novo sistema também dá a possibilidade de monitoramento em qualquer parte do mundo, através da Internet.
Para a viabilização deste sistema é necessário a instalação de câmeras que são conectadas a um computador, que receberá uma placa e um software da SK Digital . Ligado ao computador deve haver uma linha telefônica, via ADSL ou Cabo. Essa transmissão leva as imagens do local monitorado à Central, que verifica e constata o acontecimento real do evento. Caso constatado, são acionados o cliente e a polícia.
A SK Digital não estará efetuando vendas diretas ao consumidor final. A empresa preferiu o sistema de distribuição através das empresas de monitoramento de alarmes. As empresas interessadas na nova tecnologia estão sendo credenciadas e recebendo um treinamento para garantir a qualidade e a certeza de bons resultados.
Serviço:
Los D´oiar – Sistemas Eletrônicos de Segurança
Rua Joaquim Silveira da Motta, 1454
Fone: (41) 296-1870 – e-mail: losdoiar@losdoiar.com.br
Curitiba – Paraná