Consultor de segurança da informação alerta para atenção redobrada aos ativos digitais

O Brasil está se tornando um dos países com maiores ataques de hackers. De acordo com últimos levantamentos, o país vem sofrendo ataques de programas de roubo de senhas (phishing) e de dados, vírus, cavalos de tróia (trojan), vulnerabilidades (exploits) e DoS (negação de serviço). Os ataques, algumas vezes feito por amadores, vêm se "profissionalizando" muito, fazendo com que empresas relacionadas ao trabalho de Tecnologia/Sistemas de Informação acendam a "luz vermelha", pois os ativos digitais, tais como banco de dados de clientes, informações financeiras e administrativas, projetos e outros que estejam armazenados em computadores, são relativamente vulneráveis.

Para evitar complicações e dores-de-cabeça futuras, algumas empresas paranaenses vêm adotando a norma de segurança de informações NBR/ISO17799/BS7799, a exemplo do que ocorre internacionalmente.

De acordo com o consultor de segurança da informação Albino Laginski Júnior, a segurança de um sistema requer "atenção dobrada, 24 horas por dia, sete dias por semana". Ele ainda diz que "assim como existem pessoas com intenções que variam do roubo de informações ou bloqueio das operações e serviços, existem redes cuja preocupação é evitar essa incômoda preocupação".

O trabalho desenvolvido pelo consultor na região Sul, conta com a parceria internacional da Callio Technologies, provedora de segurança da informação para empresas do porte do Sony Bank, Fujitsu, Samsung, Marconi, entre outras de grande porte.

O trabalho todo é iniciado na construção de um ISMS (Sistema de Gerenciamento da Segurança de Informações), apoiado pelo software Secura 17799, que modela por completo a norma e dispõe de todas as ferramentas necessárias para análise, implantação e manutenção do ISMS. A partir deste ponto, satisfeitas as exigências da norma, pode-se partir para a certificação realizada por auditoria reconhecida internacionalmente, que garantirá integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações da empresa.

Para mais informações: Albino Laginski Junior 41-9643-5317

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo