Top gun

Conheça o novo caça que será usado na defesa aérea do Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) montou maquete em escala natural do Gripen NG, novo caça para defesa aérea do país. Uma réplica em tamanho real do avião produzido pela empresa sueca Saab está em exposição no gramado central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Armamentos que podem ser utilizados no Gripen, como mísseis, também estão expostos com o protótipo, montado com fibra de vidro, madeira e metal. O capitão Gustavo Pascotto foi um dos primeiros pilotos brasileiros a voar, na Suécia, em uma versão anterior do Gripen. Segundo ele, a réplica é igual aos aviões comprados pelo Brasil.

“O público em geral tem a oportunidade de ver de perto como será o equipamento, que será fundamental para a defesa e o desenvolvimento tecnológico do país”, explicou o capitaão. Em outubro do ano passado, a FAB anunciou a assinatura de contrato com a Saab para compra de 36 aviões, a um custo total de US$ 5,4 bilhões.

Aberta ao público, a exposição começou hoje (10) e será encerrada domingo (14). Quem passou pela Esplanada gostou da novidade. Estudante de matemática, Pedro Yuri aproveitou para ver de perto como é um avião que ele sonha um dia pilotar. “Farei concurso para a Escola da Aeronáutica e, quem sabe, pilotar um desses de verdade.”

 A FAB negociou com a Saab a compra de 36 caças,ao custo de US$ 5,4 bilhões. (Valter Campanato/Agência Brasil)
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo