Congresso de tecnologia de alimentos reúne mais de 2 mil cientistas

Curitiba se prepara para receber a partir deste domingo (08/10), cerca de 2,7 mil pesquisadores, profissionais e alunos do País e do exterior, além de empresários do setor, que estarão participando do XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, no EXPO TRADE Convention & Exhibition Center. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA) e terá a presença de cientistas de 15 países que estarão integrando diversas atividades como cursos, conferências, palestras, mesas-redondas, visitas e palestras técnicas. Nesta edição serão apresentados 2.027 trabalhos científicos. A Abertura oficial do congresso acontece neste domingo (8/10) e será feita pelos ministros da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto e da Educação, Fernando Haddad.

Segundo a professora Sônia Stertz, coordenadora geral do XX CBCTA e docente da UFPR, a programação do evento é de alto nível e vai atender desde o aluno de pós-graduação até o empresário, já que a busca das indústrias por novas tecnologias em alimentos é insensante e vem exigindo investimentos constantes em inovação nas plantas industriais. ?A pesquisa científica no setor de alimentos nestes anos será marcada pelo tripé novos compostos bioativos, propriedades funcionais e alimentos mais saudáveis, tudo a base da biotecnologia?, assegura a pesquisadora. Um dos principais fatores dessa mudança, diz, é o esclarecimento cada vez maior do consumidor, sempre mais exigente.

O objetivo do congresso, que tem como tema nesta edição Alimentos e Agroindústrias Brasileiras no Contexto Internacional, é discutir o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação na indústria de alimentos no cenário nacional e internacional. Entre alguns do mais de 80 temas da programação estão novas tecnologias para a industrialização de alimentos, novos ingredientes para indústria de alimentos, alimentos de prateleira e especiais com propriedades funcionais e nutracêuticas, alimentos geneticamente modificados, segurança alimentar, compostos bioativos, fungos e enzimas em tecnologias alimentares etc. Mais de 50 universidades, empresas e instituições de pesquisa confirmaram presença no congresso, em que estarão debatendo os avanços e as tendências dos alimentos nos próximos anos.

No Brasil, a indústria alimentícia é responsável por 9,8% do PIB e lança em média de 20 a 50 novos produtos por ano. Como está diretamente relacionado ao agronegócio, o setor alimentício fatura cerca de R$ 250 bilhões por ano é um dos principais carros chefe da economia do país, já que possui cerca de 40 mil empresas que geram mais de 1 milhão de empregos. Os alimentos do futuro apontam para o uso de propriedades (sabor, aroma e conservantes) cada vez mais naturais, além saírem de uma classe de alimentos unicamente destinada à nutrição, para alimentos que interferem diretamente na saúde, na capacidade cognitiva e na prevenção do envelhecimento. São conhecidos por alimentos funcionais.

Serviço:
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos
Periodicidade: bi-anual
Data do Evento: 08 a 11 de outubro
Horário: 8h às 18h
Local: EXPO TRADE Convention & Exhibition Center
Endereço: Rodovia João Leopoldo Jacomel, nº 10454 – Pinhais
Promoção: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Regional Paraná
Maiores informações no site: www.xxcbcta.com.br/

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo