Começa hoje, às 20 horas, em Curitiba, o II Congresso Internacional de Bioenergia. O evento, que é o principal fórum de discussões sobre o aproveitamento racional de resíduos, irá discutir, entre outros temas, as novas perspectivas de investimento nesta área, tendo em vista que a preocupação dos países com o aquecimento global deve estimular o aumento da demanda por combustíveis renováveis e atrair o interesse dos fundos de investimento e de private equity para o Brasil.
O diretor da Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity (Abvcap), Marcus Regueira, estima que o aporte de recursos no setor deve chegar entre US$ 2 bilhões a US$ 3 bilhões este ano. Segundo ele, o mercado está muito aquecido, impulsionado pelo aumento do interesse dos fundos estrangeiros em investir em fontes de energia limpa.
A demanda por combustíveis renováveis tem crescido. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou a intenção de adotar a meta de utilização de 20% de combustíveis renováveis nos veículos em um prazo de 10 anos. A França também anunciou semana passada que deve estabelecer a participação de 7% do etanol no consumo de combustíveis no país até 2010.
A bioenergia está vivenciando um crescimento proveniente de uma combinação de fatores. Estes incluem um melhor reconhecimento do papel atual da biomassa e suas contribuições potenciais futuras como combustível moderno; sua disponibilidade, sua versatilidade e sustentabilidade; seus benefícios ambientais locais e globais, e o desenvolvimento de oportunidades empresariais. A bioenergia hoje é considerada como a fonte de energia do futuro para o desenvolvimento e a indústria.
A discussão em torno da produção de energia de forma limpa e renovável não é nova, mas ganhou caráter de urgência nos últimos tempos, principalmente após a divulgação, no início de fevereiro, do relatório sobre aquecimento global do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Diante do alarme provocado, o mundo parece se dar conta de que precisa mudar sua matriz energética, passando a adotar formas alternativas de produzir a energia que consome.
O II Congresso Internacional de Bioenergia irá reunir mais de seiscentas pessoas, entre os dias 12, 13 e 14 de junho, no Centro de Eventos FIEP/CIETEP, colocando frente a frente tecnologias brasileiras adequadas a diferentes regiões e diferentes padrões de projetos.
Serviço:
II Congresso Internacional de Bioenergia
De 12 a 14 de junho de 2007 ? 20:00 – Centro de Eventos CIETEP/FIEP em Curitiba-PR – Comendador Franco, 1341 ? Jardim Botânico ? Curitiba ? PR ? Brasil. Mais informações pelo telefone 55 41 3362-1180 ? e-mail bioenergia@porthuseventos.com.br.
Rosangela Panceri dos Reis – Jornalista / Assessora de Imprensa ? (41) 99631583