Foi a partir de Curitiba que uma concorrente inédita no mercado mundial de internet nasceu. A UNBnet é o domínio público que irá concorrer com o famoso ‘www’, usado antes dos endereços virtuais e que possibilita ao usuário abrir páginas e navegar pelos sites. A nova rede – que é resultado de um trabalho de três anos e meio e conta com participação de desenvolvedores em todo o mundo – entra em funcionamento amanhã e, de acordo com os produtores, deve provocar transformações na internet mundial, já que terá serviços e acessos gratuitos e espaço para hospedagem de páginas de até 18 megabites.
"E é assim que iremos mantê-la. Não mudaremos nossa política de acesso", diz o diretor executivo da rede, José Hermínio Victorelli, referindo-se à gratuidade, que em muitos casos, na rede tradicional, é fornecida apenas no início das contratações para hospedagem de páginas e com limitações dos serviços. Ele acrescenta que a tecnologia usada pela UNB permitirá flexibilidade e rapidez no desenvolvimento de home pages, inclusive para usuários leigos que queiram criar seu próprio espaço na internet. "Teremos mais de dez mil modelos de sites pré-formatados e os usuários terão caixa de e-mail gratuita com capacidade para 300 megabites."
Os registros de domínio, também feitos pela rede, devem custar cerca de 30% menos que o preço de mercado. A nova rede utilizará a mesma estrutura física de acesso e autenticação da ‘www’, por linha telefônica ou banda larga. "Para acessar um domínio não será preciso sair do outro. Na página da UNB haverá links que conectam o usuário a qualquer site da internet", lembra Victorelli.
De acordo com os desenvolvedores, as empresas e detentores de marca portadores de registros na rede devem logo se adaptar à novidade. O endereço eletrônico da UNBnet será unb.unbnet.com.br.