Computador de DNA ‘responde perguntas’

Cientistas israelenses criaram um computador com DNA como forma de alimentação das informações que consegue responder a perguntas simples de “sim” ou “não” e até problemas de lógica. O DNA é programado a liberar uma luz verde quando a resposta à pergunta é “sim”. A equipe que construiu o computador também tenta fazer um programa que ligue a programação de um computador e o código de DNA.

A equipe, coordenada por Tom Ran e Ehud Shapiro, do Instituto Weizmann, em Israel, vem desenvolvendo computadores baseados em DNA há muitos anos, incluindo um que consegue diagnosticar e tratar câncer de forma autônoma.

O novo sistema desenvolvido pelos cientistas usa moléculas para representar fatos e regras. Deste modo, a equipe conseguiu fazer com que o computador respondesse a questões moleculares. O sistema foi testado com proposições simples do tipo “se, então”.

Uma pergunta feita ao computador, por exemplo, é a questão “Todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Então, Sócrates é mortal”. Ao ler uma regra (todos os homens são mortais) e um fato (Sócrates é um homem), o sistema computacional de DNA consegue responder corretamente à questão. Depois, questões mais complicadas foram feitas ao computador, que também conseguiu respondê-las corretamente todas as vezes.

“Tivemos que fazer muitos experimentos para desenvolver, melhorar e calibrar o sistema computacional molecular, e sem o suporte robótico, jamais teríamos terminado o experimento”, afirma Shapiro.

Enquanto o trabalho ajudar a melhorar a tecnologia para a computação molecular programável, Shapiro afirma que a maior aplicação para o computador são programações autônomas que possam operar em um ambiente biológico. Ou seja, computadores que possam agir de dentro de células.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna