Você já viu algum episódio de um seriado policial no qual os investigadores pegam uma imagem ruim de um criminoso e conseguem reconstruir a foto, tirando dela uma imagem perfeita? Esta maravilha tecnológica só acontece no mundo da ficção… mas uma tecnologia está para mudar isso.
Um novo processo é chamado “compress sensing” (ou sensibilidade comprimida) – é uma ferramenta matemática que conseguem criar dados com alta resolução a partir de dados de baixa resolução. Além de conseguir recuperar fotos de baixa resolução, pode recuperar arquivos de áudio e de rádio.
Na fotografia ele segue os seguintes passos:
- Foto: você tem nas mãos uma foto pixelizada e ruim, toda granulada e de imagem comprometida.
- Algoritmo: um algoritmo chamado de minimização /1 preenche alguns dos pedaços que faltam.
- Formas: então o algoritmo consegue mudar as formas, procurando “adivinhar” as formas da imagem levando em consideração imagens anteriores e sua simplicidade.
- Formas menores: em seguida o algoritmo preenche as imagens. Por exemplo, se ele vê vários pixeis verdes, eles inserem um retângulo inteiro verde no lugar deles.
- Claridade: após esse processo as cores vão se criando e a claridade vai aparecendo. O resultado final é uma imagem muito parecida se não igual à original.
Fonte: Como melhorar fotos de baixa qualidade, como nos seriados policiais?
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna