Circuito mostra diferença entre softwares livres e proprietários

?A união faz a força?. O antigo ditado serve para explicar a diferença entre dois tipos de tecnologia para informática: o software livre e o proprietário. Enquanto os programas como Windows são desenvolvidos por aproximadamente 2 mil funcionários espalhados por três continentes, o software livre é construído por muitos milhares de programadores de todos os cantos do mundo. O maior exemplo disso é o sistema Linux.

A principal diferença entre Windows e Linux é o código-fonte que compõe a estrutura do programa. O código do primeiro é como se fosse uma caixa preta: ninguém sabe como foi gerado ou o que tem dentro e a empresa mantém isso em segredo, pois é a chave de seu sucesso. É o que garante o lançamento de novas versões sempre vendidas por preços elevados.

Mas quando o código é aberto, não há segredos. É possível saber como tudo foi feito e o programador pode mudar o sistema de acordo com a necessidade. A chance de erros é muito menor, pois como todos têm acesso às informações, o sistema pode ser infinitamente revisado e melhorado.

Uma das principais autoridades do software livre no Brasil, o presidente da Celepar ? Informática do Paraná, Marcos Mazoni, afirma que os programas de código aberto vêm ganhando cada vez mais usuários, entre eles organizações públicas e privadas. ?Eles descobriram que existe uma série de vantagens. Entre as principais está a economia com o pagamento de licenças. Além disso, eles não precisam usar versões piratas de programas proprietários. O software livre torna-se uma opção dentro da lei, sem custo e de qualidade?, revela.

Mazoni vai falar na abertura da terceira etapa do Circuito Paranaense de Software Livre, que será realizado nesta sexta-feira (26) e no sábado (27) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento é voltado para profissionais do ramo da informática, estudantes, professores, servidores, administradores públicos e empresários.

Também é esperado um grande número de funcionários que utilizam computador nas prefeituras dos municípios vizinhos, uma vez que o circuito vai oferecer oficinas gratuítas para quem quiser aprender a usar o BrOffice (conjunto de programas livres equivalentes ao Word, Excel e Power Point) e o XOOPS (programa para construir portais na Internet). Membros da Celepar também vão dar palestras sobre os avanços da informática pública no Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo