Cientistas destrincharam um enigma sobre a Aids que os intriga há mais de 20 anos. Eles conseguiram desenvolver um cristal que os permite enxergar a estrutura de uma enzima chamada “integrase”, presente em vírus como o HIV e um dos alvos dos remédios para Aids.

continua após a publicidade

Os pesquisadores afirmam que ter a estrutura da integrase pode ajudá-los a entender como que o inibidor dessa enzima funciona e a desenvolver algum remédio que acabe com a resistência do HIV. Quando alguém é infectado pelo HIV, o vírus usa a integrase para “capturar” o DNA da pessoa infectada e incorporá-lo à sua estrutura.

Alguns novos remédios para HIV funcionam com o princípio de bloquear a integrase. Mas, antes dessa descoberta, os cientistas não tinham certeza de como a integrase se estruturava nem de como esses remédios funcionavam.

A única maneira de conferir como os remédios funcionavam e, possivelmente, melhorá-los, era observar a estrutura da integrase. Mas criar cristais para esse propósito não foi uma tarefa fácil. Os cientistas precisaram de mais de 40 mil tentativas até conseguir um resultado satisfatório.

continua após a publicidade

Mais de 25 milhões de pessoas morreram por causas relacionadas à Aids desde que a doença foi descoberta. No entanto, não há vacina e nem cura conhecida para ela, apenas coquetéis de remédios que podem manter uma pessoa que tenha Aids saudável por mais tempo.

Fonte: Cientistas fazem grande descoberta sobre HIV.

continua após a publicidade