Parece que nem a gripe suína é tão assustadora quanto um ataque de zumbi. Depois da morte do Michael Jackson, o assunto sobre zumbis voltou à tona, até pelas incansáveis exibições do clipe Thriller. Além disso, existe uma filmografia extensa sobre os mortos-vivos, e algumas revistas sempre “brincam” em criar manuais de como sobreviver a eles.
Agora, matemáticos da Universidade de Ottawa, no Canadá, fizeram um estudo chamado “Quando zumbis atacam!: Criando um Modelo Matemático de um Surto de Infecção por Zumbis” para descobrir se a humanidade conseguiria escapar de um ataque dos mortos-vivos. Infelizmente o estudo concluiu que a civilização acabaria com a chegada dos zumbis.
Acredita-se que os zumbis são originais de tradições africanas de vudu, mas foi um caso de uma família no Haiti em 1937, declarou que um parente, Felícia Felix-Mentor, havia retornado depois de morta após 30 anos.
Para os pesquisadores, os zumbis estão na mesma categoria da Gripe Suína, pelo qual a população está dividida naqueles que possuem, daqueles que não tem e dos outros que estão desesperadamente tentando evitar. A solução para os matemáticos, no caso dos zumbis, seria a quarentena ou decapitação.
Muitas pessoas são céticas a respeito do estudo, isso se deve ao fato que está sendo conduzido apenas por um professor e três estudantes e a pesquisa consiste principalmente em assistir filmes de zumbis e jogos de vídeo game para desenvolver o modelo matemático.